Frutas brasileiras disputam novos mercados em feira da Alemanha

Leia em 2min 30s

Limões, goiabas,figos e melões serão expostos por 60 produtores em conjunto.

 

Com a perspectiva de fortalecer laços comerciais e conquistar mais um cliente distribuidor em Portugal, a empresa Itacitrus participa pelo nono ano consecutivo da Fruit Logistica 2009, que vai ser realizada entre 4 e 6 de fevereiro em Berlim, na Alemanha. A exposição é considerada uma das mais importantes do mundo. São 60 as empresas brasileiras que vão se apresentar no evento, em estande único de 351 metros quadrados propiciado por parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf). Ao todo, serão divulgados 30 tipos de frutas do País.

 

A Itacitrus embarca 13 mil toneladas de limão tahiti anualmente e pretende aumentar em 15% esse volume em 2009. Para isso, além de vender para Portugal, quer conquistar mais dois clientes na Europa, conforme informa o presidente da empresa, Waldyr Promicia. Atualmente, a empresa tem nove clientes distribuidores na Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha, Holanda e Suécia.

 

Em todo o Brasil, é produzida 1,2 milhão de toneladas dessa fruta, sendo 900 mil toneladas em São Paulo. A cada ano, o limão ganha mais mercado pelo gosto do estrangeiro pela caipirinha, bebida típica que requer a espécie tahiti.

 

Também a Associação Agrícola de Valinhos e Região vai prospectar clientes na feira de Berlim. Um grupo de 25 produtores de goiaba e figo estarão no evento. Eles participam desde 2007 do projeto Fruta Paulista, uma parceria entre o Ibraf e o Sebrae-SP, que visa melhorar a produção com práticas agrícolas corretas. "O Fruta Paulista é uma semente que começa a dar os primeiros frutos", diz o presidente da associação, Pedro Pellegrini. Em 2007, os produtores de Valinhos participaram pela primeira vez de uma feira internacional. Foi na Itália, iniciativa que garantiu embarques para a Inglaterra. Dos 25 fruticultores, dez devem receber a certificação GlobaGap, exigida pelos europeus.

 

De acordo com Pellegrini, os negócios externos ainda não levaram o produtor a ter maior margem de lucro, mas ele já se sente mais confiante e aplica agroquímicos com mais controle, de olho nas características do mercado externo.

 

Outra produtora tradicional que estará na Fruit Logistica é a Itaueira Agropecuária. A empresa, que participará pelo quinto ano consecutivo da feira, vai mostrar as inovações de qualidade que seus produtos ganharam. A companhia agropecuária recebeu a certificação PIF (Produção Integrada de Frutas), atestando a capacidade de oferecer produtos de qualidade no ponto ideal de maturação, prontos para o consumo. Como resultado, a empresa vem ampliando sua produção e em 2009 aumentará em 30% a oferta de melões, para atender novos mercados. Na Europa, as frutas são vendidas na Holanda, Itália, Espanha e Inglaterra.

 


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

No fim da fila

Na estimativa de fechar 2008 com expansão de vendas de 2,5% em relação a 2007, já descontada...

Veja mais
Teka exporta mais com dólar valorizado

A empresa do setor têxtil Teka está confiante no aumento das exportações. Com a alta na cota&...

Veja mais
Brascan prevê cenário incerto na Americanas

Apesar de a Lojas Americanas ainda não ter divulgado seus planos para o ano, a empresa cortou pela metade sua est...

Veja mais
Reposição será mais lenta, prevê a indústria

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)...

Veja mais
Preços agropecuários têm queda de 1,41%

Os preços recebidos pelo produtor paulista na segunda quadrissemana de janeiro de 2009 apresentaram queda de 1,41...

Veja mais
Ceva Logistics define contrato de serviços com LG Electronics

A Ceva, empresa global especializada em logística, assinou contrato com a LG Electronics. A operaçã...

Veja mais
Ceva Logistics define contrato de serviços com LG Electronics

A Ceva, empresa global especializada em logística, assinou contrato com a LG Electronics. A operaçã...

Veja mais
Johnson & Johnson tem lucro

A Johnson & Johnson registrou alta de 14% no lucro líquido no quarto trimestre, para US$ 2,71 bilhões ...

Veja mais
Rede de varejo reduz estoque em até 15 dias

Grandes redes varejistas, entre elas Casas Bahia, Grupo Pão de Açúcar e Magazine Luiza planejam dim...

Veja mais