Kirin pode ser punida por publicidade

Leia em 1min 10s

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça abriu um processo administrativo contra a Brasil Kirin devido ao slogan de uma propaganda da cerveja Devassa, podendo multá-la em até R$ 6 milhões. "É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra", foi a mensagem da bebida em anúncios da "Devassa - Tropical Dark" em revistas entre os anos de 2010 e 2011, ao lado da ilustração de uma mulher negra seminua.

Segundo o diretor do DPDC, Amaury Oliva, a ação foi motivada por uma representação do Procon do Espírito Santo, que recebeu a denúncia ainda em 2011. "O Código de Defesa do Consumidor também protege os consumidores da publicidade abusiva", disse. "A propaganda é um indicativo da ética das empresas. A liberdade de iniciativa não pode ferir os direitos do consumidor", afirmou.

Outros órgãos do governo, como a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, também foram consultadas pelo DPDC. "As secretarias consideraram que a publicidade reforça a discriminação de gênero e os estereótipos racistas. O Conselho Federal de Psicologia também considerou que ela estimula este tipo de comportamento", disse Oliva.

A empresa tem dez dias para apresentar sua defesa final. Nas fases preliminares da investigação, a marca negou que a propaganda seja abusiva e alegou que nem mesmo o Conar - órgão regulatório - recomendou que a propaganda deixasse de ser veiculada.



Veículo: DCI


Veja também

'Uai' lucra com camelô empreendedor

O empresário Elias Tergilene, que fundou há cinco a Rede Uai Shoppings, encontrou uma forma de lucrar apos...

Veja mais
Cadbury perde para Nestlé disputa sobre embalagens

SÃO PAULO - A Nestlé ganhou o direito de usar um tom específico de roxo em suas embalagens depois q...

Veja mais
Arezzo expande rede de lojas Anacapri

Após um ciclo de abertura de lojas da grife Schutz, a fabricante e varejista de calçados Arezzo&Co com...

Veja mais
Phisalia lança kits em comemoração ao mês das crianças

O mês das crianças chegou e junto com ele a Phisalia oferece opções de Kits que soam como pre...

Veja mais
Stevia Soul lança produtos com rótulos em apoio ao Outubro Rosa

É comum entre as mulheres a preocupação com a boa forma física, o que tem feito cada vez mai...

Veja mais
Mondelēz lança Halls mastigável

A Mondelēz Brasil incrementa o portfólio de Halls com o lançamento da bala mastigável Halls So...

Veja mais
Movimento já começa a crescer no comércio

O tradicional dia das crianças começa a aquecer o comércio  paraense. Dos mais variados pre&cc...

Veja mais
Liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo mais silenciosos

A partir do dia 20 de fevereiro de 2014, os fabricantes de liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cab...

Veja mais
Safra impulsiona contratação de temporários

FCDL-RS estima que cerca de 11 mil mil profissionais encontrem oportunidade de trabalho no Estado no final de anoA safra...

Veja mais