Liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo mais silenciosos

Leia em 2min 20s

A partir do dia 20 de fevereiro de 2014, os fabricantes de liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo terão que se adequar a nova rega do Programa Nacional de Educação e Controle de Poluição Sonora e Silêncio e diminuir o nível de ruídos dos aparelhos. A iniciativa é uma parceria do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo do projeto é combater o barulho emitido pelos eletrodomésticos do país.

Os eletrodomésticos, nacionais ou importados, terão o Selo Ruído que deve estar visível ao consumidor. O selo terá a marca do Inmetro e do Ibama e deve ser colado no produto ou em sua embalagem para informar ao consumidor a potência sonora dos aparelhos, para que o consumidor possa escolher na hora da compra o produto que tenha o menor nível de potência sonora.

De acordo com o Inmetro, o programa irá orientar o consumidor na hora de escolher eletrodomésticos mais silenciosos, estimular os fabricantes a produzir produtos com níveis de ruídos cada vez menores e proporcionar mais conforto ao cidadão. "O Inmetro recebeu reclamações, por exemplo, de consumidores que hoje precisam fechar todas as portas e janelas na hora de usar um liquidificador ou aspirador de pó por causa do barulho. O consumidor precisa de uma relação de conforto acústico em sua residência, além de obter as informações sobre o ruído produzido pelos eletrodomésticos de forma mais transparente", disse o responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro (PBE), Marcos Borges.

Ainda de acordo com Borges, os produtos usados em salão de beleza não estão inclusos na regra e o foco do Inmetro são os produtos comerciais. “A frequência e período dos aparelhos que ficam expostos incomodam as pessoas, mas não prejudica a saúde. É só em questão de conforto mesmo".

O Inmetro começará a fiscalizar os fabricantes e a entrada dos produtos no país e quem não se adequear a nova regra terá o prazo de seis meses para retirar as mercadorias de todo o comércio. Em agosto de 2016, a fiscalização do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), vai penalizar a empresa que descumprir a regra por meio de uma multa.

Nos próximos dois anos, o Inmetro vai estudar a implementação da classificação sonora para máquinas de lavar e dos aparelhos de ar condicionado. "O processo dura dois anos, pois temos que estabelecer a regulamentação por meio de debates com associações, entidades de defesa do consumidor, entre outras, para estabelecer os critérios corretos. Depois tem o prazo de adequação para a indústria certificar os produtos e se adequar à nova regra e depois nós vamos fiscalizar", explicou.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Stevia Soul lança produtos com rótulos em apoio ao Outubro Rosa

É comum entre as mulheres a preocupação com a boa forma física, o que tem feito cada vez mai...

Veja mais
Mondelēz lança Halls mastigável

A Mondelēz Brasil incrementa o portfólio de Halls com o lançamento da bala mastigável Halls So...

Veja mais
Movimento já começa a crescer no comércio

O tradicional dia das crianças começa a aquecer o comércio  paraense. Dos mais variados pre&cc...

Veja mais
Safra impulsiona contratação de temporários

FCDL-RS estima que cerca de 11 mil mil profissionais encontrem oportunidade de trabalho no Estado no final de anoA safra...

Veja mais
Delfinópolis se destaca na produção de banana

Cultivo cresceu e superou outras atividades rurais da cidade, como pecuária e as plantações de cana...

Veja mais
L’Oréal vai abrir centro de pesquisa no Rio

Crioula de olho azul, loura com cabelo bombril, índia com sotaque do Sul. A diversidade étnica brasileira ...

Veja mais
Lojistas apostam no apelo do Natal

Clientes de estabelecimentos de produtos natalinos estão sempre em busca de novidade e inovação.Fal...

Veja mais
Melitta aposta em alta de 48% em seu faturamento até 2016

Atenta à estagnação observada em seu faturamento no mercado europeu de café e nas oportunida...

Veja mais
Preço do café não reage nos próximos 12 meses

Após ter atingido o pico de maio de 2011, quando foi negociado a US$ 2,65 por libra-peso em Nova York, o caf&eacu...

Veja mais