Atenta à estagnação observada em seu faturamento no mercado europeu de café e nas oportunidades de crescimento presentes no Brasil, a multinacional alemã Melitta traçou um plano ambicioso para ampliar sua presença no território nacional e atingir a marca de R$ 1,2 bilhão em faturamento até 2016, o que representaria um aumento de 48% em relação a 2012.
Entre suas principais estratégias, a companhia planeja a expansão da marca para novas regiões do País, como o Nordeste, e a conquista de novos segmentos de mercado, alcançando a parcela mais jovem da população.
"Enxergamos o avanço para o Nordeste como uma espécie de jornada, baseada em recursos, pessoas e expansão da marca. Já temos um centro de distribuição em Maceió e vamos ampliar também nossa base de distribuidores. Consolidando a infraestrutura, iniciamos a promoção da marca", explica o presidente da Melitta do Brasil, Bernardo Wolfson.
Segundo o executivo, as movimentações no Norte do País começaram com a expansão das linhas de filtros para grandes clientes da região. Agora, a marca deseja distribuí-las para os players menores. "Na sequência, iremos desenvolver um café Melitta que agrade ao paladar dos nordestinos. As pesquisas estão em desenvolvimento, mas, o lançamento só deve ocorrer no final do ano que vem", detalha Wolfson.
Para viabilizar os projetos para os próximos anos, a multinacional investirá R$ 350 milhões até 2016. De acordo com o presidente da companhia no Brasil, cerca de R$ 300 milhões serão destinados para propaganda, ações com consumidores e clientes, e pesquisa de mercado. Os R$ 50 milhões restantes irão para ampliação da capacidade produtiva e modernização da infraestrutura de Tecnologia da Informação.
Dessa maneira, a produção de café da Melitta contabilizará um incremento de 23% até 2016, enquanto a produção de filtros aumentará 30% na mesma base.
Segundo a companhia, as mudanças também possibilitarão o acesso a 1,3 milhão de novos lares em todo o Brasil. Atualmente, a região Sul do País representa o maior mercado da Melitta no território nacional.
No ano passado, a multinacional alemã contabilizou um crescimento de 13% no faturamento em comparação com o mesmo período de 2011, somando R$ 812 milhões. O resultado representou 20% do faturamento global da empresa. Na ocasião, o segmento de café apresentou uma alta de 14%, enquanto o setor de filtros fechou o ano com alta de 7%.
Com base nesses resultados, a companhia continuará apostando nos segmentos de café - com as marcas Melitta e Bom Jesus - e de filtros para expandir sua presença no País. Neste ano, a empresa almeja crescer 11%, com faturamento de R$ 902 milhões.
"Os resultados apresentados nos primeiros nove meses deste ano, mostraram que estamos alinhados com o desempenho observado em 2012, e que nossas projeções devem se concretizar", afirma Wolfson. Para atingir todas as metas estipuladas, a multinacional alemã também aposta no crescimento da linha Melitta Wake, bebida láctea pronta para consumo e destinada para a parcela mais jovem da população.
Lançado no ano passado, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o item chegou ao Paraná no início de 2013. Segundo Wolfson, a próxima parada deve ser no estado de São Paulo. "O jovem antes de ser jovem é criança. E, sendo criança, os pais fazem questão do consumo de lácteos. Mas, em algum momento, esse consumo muda para bebidas a base de café, e é aí que queremos entrar. No contato com o café durante a faculdade ou quando eles se casam e formam suas próprias famílias", ressalta Wolfson.
O Melitta Wake é destinado a consumidores na faixa entre 15 e 30 anos, que representa 25% da população brasileira, contabilizando, aproximadamente, 50 milhões de pessoas.
De acordo com o presidente da Melitta do Brasil, a empresa também já estuda outras possibilidades de crescimento no País, como os aportes na área de consumo fora do lar. "Há quatro anos, começamos a investir neste setor para conquistar uma fatia dele. Em São Paulo, esse negócio triplicou, e, já planejamos mais aportes nesta área", conclui Wolfson.
Veículo: DCI