Clientes de estabelecimentos de produtos natalinos estão sempre em busca de novidade e inovação.
Faltando ainda quase três meses para o Natal, as lojas de enfeites e artigos natalinos já estão abastecidas e começam a receber os clientes. O desânimo que este ano tem afetado alguns comerciantes parece estar longe dos lojistas do setor. A expectativa é de incremento nas vendas de pelo menos 20%, em relação ao mesmo período do ano passado. A estratégia para atrair os consumidores é oferecer um mix diversificado de produtos.
"Os clientes de produtos natalinos estão sempre em busca de novidade e inovação", pontua o proprietário da Casa Maia, Alexandre Maia. Segundo ele, o estabelecimento, há 22 anos no mercado, trabalha com artigos de decoração entre janeiro e setembro e, nos três últimos meses do ano, prioriza os produtos natalinos. As duas lojas, uma em Lourdes e a outra no Santo Agostinho, já estão preparadas para o Natal.
São árvores, enfeites, luzes, papais-noéis, gnomos, balões, ursos e presépios, todos importados de países asiáticos como a China, Filipinas e Tailândia. A boa notícia é que, segundo Maia, as recentes altas do dólar não provocaram aumento de preços. "Fechamos nossos contratos no início do ano e assim garantimos preços mais baixos", justifica. E embora alguns setores do comércio estejam mais pessimistas em relação às vendas para este ano, o segmento especializado em artigos natalinos alimenta boas expectativas.
"Sempre somos otimistas", indica Maia, lembrando que no ano passado as vendas superaram em pelo menos 30% o resultado de 2011. "Para este ano, esperamos no mínimo 20%", projeta, levando em consideração não apenas o perfil de sua clientela, das classes A e B, menos afetadas pela inflação. Mas também os investimentos em treinamento de pessoal e a qualidade na prestação de serviços. "Nós não vendemos apenas. Também entregamos e montamos produtos como as árvores de Natal, para que tudo fique do jeito que o cliente quer".
Demanda - Segundo Maia, os consumidores de produtos natalinos costumam ser ávidos por novidades. Para atender a esta demanda, este ano foram importados 144 balões para decoração aérea. Nada menos que 72 já foram vendidos, em apenas duas semanas. Outra novidade é uma linha de produtos inspirada na história do quebra-nozes. No período, o número de funcionários deve dobrar, passando de 15 para 30.
A Tempori, que também é especializada em decoração e presentes, acabou de montar as suas duas lojas com produtos natalinos, uma no Santo Antônio e a outra no São Pedro, e os clientes já apareceram, ávidos por novidades. "Um cliente já comprou sete papais-noéis de movimento e alguns produtos já acabaram", observa a proprietária, Patrícia Magalhães Gosende.
Entre as novidades para este ano, ela destaca papais-noéis de maior tamanho, de cerca de 1,5 metro, além de árvores com cores menos tradicionais, como a rosa, "que teve ótima aceitação no ano passado", e a azul-turquesa, "que entrou com força, seguindo a tendência de decoração". E embora os produtos da Tempori também sejam importados, Patrícia garante que não haverá aumento de preços em virtude das oscilações do dólar, uma vez que as compras foram feitas ainda em março deste ano. "Vamos manter alguns preços nos mesmos patamares do ano passado", garante.
A empresária também não esmorece diante dos modestos indicadores da economia. "Temos que pensar positivo e estamos trabalhando para isso", informou Patrícia, lembrando que no ano passado as vendas superaram em 30% o resultado de 2011. Para este ano, considerando o sucesso da nova loja no bairro São Pedro, a expectativa é de incremento de até 50%.
Internet - Na Casa Futuro, localizada no bairro de Lourdes, a estratégia é ficar cada vez mais próxima do cliente. Além de instalar uma loja temporária no BH Shopping, a partir do próximo dia 10 de outubro, a empresa vai realizar vendas também por meio da internet. "Nos próximos dias o site estará pronto e os consumidores poderão fazer suas compras através dele", anunciou a gerente Eliana de Fátima Marques Caldeira.
Com essa estratégia, ela espera incrementar as vendas este ano, embora prefira não divulgar projeções. A empresa, que ao longo do ano é trabalhar com artigos de decoração, adornos, vasos e plantas ornamentais, deve contratar cerca de 50 trabalhadores para atendimento aos clientes nesta época do ano. Tanto para as vendas quanto para locação de produtos natalinos. Entre as novidades para este ano estão papais-noéis de maiores proporções, poste de luz decorado com papai noel, além de placas para áreas externas, com mensagens natalinas.
Os preços, segundo Eliana, também serão mantidos, considerando que as compras foram feitas com antecedência e não foram afetadas pelas oscilações do dólar nos últimos meses. Assim como outros empresários do setor, a mensagem para o Natal é de otimismo. "Sempre esperamos crescimento e boas vendas".
Veículo: Diário do Comércio - MG