A fabricante holandesa de produtos eletrônicos de navegação TomTom firmou parceria com o Grupo Pão de Açúcar (GPA) para chegar a 350 pontos de venda no Brasil. Segundo o gerente de vendas da companhia, Julio Quintela, a parceria veio do relacionamento europeu entre as empresas. Para ele, o mercado brasileiro de GPS ainda não está amadurecido e vive de marcas "B", o que não ocorreria mais em outros países. "Nosso objetivo é ser a marca de referência e líder de mercado", afirmou o executivo.
Segundo Quintela, que chegou em março ao Brasil para recomeçar o processo de vendas da empresa europeia, não há qualquer perspectiva de iniciar a produção no País. Seria necessário primeiro que a marca se consolidasse aqui. Por ora, os componentes eletrônicos são fabricados na China, enquanto o sistema operacional dos aparelhos de GPS são desenvolvidos em Amsterdã. "O Brasil ainda não é um mercado explorado."
Os produtos da fabricante de origem holandesa começaram a ser vendidos em lojas da rede Extra e na internet a partir de agosto. Segundo ele, esta é "a primeira fase". Por ser uma empresa de capital aberto, ele afirma que não pode antecipar quaisquer resultados de vendas. A TomTom também não divulgou suas metas.
Segundo a consultoria Gfk, a venda de GPS no Brasil em 2012 chegou a 1 milhão de aparelhos. Para este ano, a previsão é de queda de 10%. Em 2014 e 2015, por outro lado, a estimativa é que o mercado volta a crescer, chegando a até 1,2 milhões de unidades
Veículo: DCI