O fluxo de clientes nas lojas durante o último trimestre deve crescer até 20% na comparação com o período anterior. É o que revela estudo feito pela Virtual Gate, empresa do Grupo Plastrom, que oferece soluções tecnológicas ao varejo.
Esse número deve subir para 40% em dezembro na comparação com o mesmo período do ano passado, devido à sazonalidade das festas de fim de ano. O levantamento engloba as categorias de vestuário e tecidos, tida como a mais procurada pelos consumidores no último trimestre; equipamento e materiais para escritório; telecomunicações; e informática.
Para a diretora geral da Virtual Gate, Heloísa Cranchi, a projeção de crescimento no quarto trimestre deve ser confirmada por causa de fatores como melhora dos índices econômicos e a o dinheiro injetado por causa do 13º salário.
"A redução do nível de desemprego nos últimos meses aliada ao crescimento da quantidade de vagas temporárias no varejo, que pode podem chegar a 124 mil vagas, conforme análise realizada pela Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também impulsionam estimativas favoráveis aos varejistas", relata Heloísa. A projeção da CNC é que haja crescimento de até 5%, na comparação com os resultados de 2012.
A diretora geral aponta ainda que há demanda reprimida no varejo, e algumas soluções podem facilitar a identificação de problemas. "Considerando todas as previsões de crescimento de vendas, o aumento da intenção de compras e outras pesquisas do setor, comparando com o declínio do movimento de clientes nas lojas que temos acompanhado, fica nítido que existe uma demanda represada para as compras do período de fim de ano", detalha Heloísa.
Em termos de resultados, a CNC espera uma conversão expressiva do maior fluxo de clientes em vendas. Em entrevista ao DCI, o assessor econômico da entidade, Fabio Bentes, prevê uma melhora em relação aos meses anteriores, mas algo ainda tímido perto dos anos passados. "O cenário será mais favorável, com alívio pontual da inflação e mercado de trabalho ainda favorável. Mas não será nada comparável ao observado nos últimos anos. O crescimento será bem menos acelerado".
A pesquisa feita pela Virtual Gate foi feita com base em mais de mil pontos de venda em todo o Brasil, entre janeiro de 2011 e setembro de 2013. Entre as soluções oferecidas pela companhia para aproveitar o maior fluxo de consumidores estão ferramentas que permitem identificar horários de pico nas lojas, pontos dentro da operação com maior fluxo de clientes e maneiras de aumentar a taxa de conversão de vendas. Alguns clientes do player são Leroy Merlin, C&A, Telhanorte e Livraria Cultura.
Veículo: DCI