A companhia suíça Nestlé vendeu a maior parte da Jenny Craig, marca especializada em produtos para controle de peso, a um grupo de private equity dos Estados Unidos, como parte da estratégia de eliminar negócios com desempenhos insatisfatórios.
A North Castle Partners, baseada em Connecticut, vai comprar a marca Jenny Craig na América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Pacífico por um valor que não revelado. A operação francesa não faz parte da transação.
Fundada em Melbourne, Austrália, em 1983 por Jenny Craig, que criou a própria dieta para perder peso após o nascimento dos filhos, a marca tem embaixadores celebridades como a atriz americana Kirstie Alley.A Jenny Craig vende programas alimentares de porções controladas e pré-embaladas, voltados para a perda de peso e grande parte de seu apelo está nas consultas que podem ser feitas por telefone e locais de venda.
Mas o cenário econômico difícil está levando muitas pessoas a tentar perder peso por contra própria ou recorrer a programas gratuitos na internet.A marca deixou de operar no Reino Unido este ano, após vendas abaixo das metas por causa da concorrência de preços com a rival Weight Watchers.
O diretor-presidente da Nestlé, Paul Bulcke, disse a analistas em outubro que a companhia identificou um grupo linhas de produtos que tentaria vender após uma revisão da carteira.A Natixis estima que o faturamento líquido anual da Jenny Craig seja atualmente menor que os 600 milhões de francos suíços com os quais a Nestlé comprou o negócio das firmas de private equity ACI Capital e MidOcean Partners. Estas, por sua vez, haviam comprado em 2002 a participação majoritária na Jenny Craig de seu fundador por US$ 115 milhões.
A North Castle investe em negócios que vendem qualidade de vida. A companhia aposta na estratégia comercial de combinar a marca com a rede de academias de ginástica para mulheres Curves International, que comprou em agosto de 2012.
Veículo: Valor Econômico