Planta instalada em Uberaba produz as marcas Hipopó Baby e Confort Master
Especializado na distribuição de produtos hospitalares, o Grupo Mafra, com sede em Ribeirão Preto, em São Paulo, trouxe para Minas Gerais a linha de produção de fraldas descartáveis. Inaugurada em setembro, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a fábrica recebeu investimento de R$ 50 milhões, valor que o grupo pretende ter retorno em até 10 anos. Atualmente, as marcas de fralda infantil Hipopó Baby e geriátrica Confort Master são vendidas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Acre, mas a meta é ampliar a venda para todos o país.
Segundo o diretor de operações das marcas, Lúcio Flávio Bueno, o grupo passou a investir nesse novo segmento com o objetivo de diversificar a atuação e verticalizar o negócio. Ele explica que, inicialmente, as fraldas começaram a ser produzidas em uma fábrica em São Paulo como teste, mas Minas Gerais se destacou como um bom mercado. "As fraldas fizeram muito sucesso em Minas, principalmente entre as classes C e D por causa do preço acessível", avalia.
Ele afirma que o consumidor mineiro é muito exigente e a aceitação no Estado é um bom sinal. "O mineiro quer qualidade e preço justo, então é um dos mercados mais desafiadores do país. Se fomos aceitos nele, então teremos entrada em nível nacional", diz. Além disso, segundo o diretor, o Estado se mostrou atrativo pelo pacote de incentivos fiscais. "Conseguimos boas condições junto ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e financiamento com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)", afirma.
De acordo com ele, o Estado não tinha nenhuma fábrica de grande porte desse setor e a maioria das distribuidoras trazia o produto de outros estados. Ele acredita que as marcas do Grupo Mafra terão grande impacto no mercado brasileiro porque vão oferecer um produto de qualidade a baixo custo. "Fizemos investimento em máquinas e tecnologia, então vamos concorrer com as pequenas, oferecendo um produto de ponta. Por outro lado, também vamos competir com as grandes, pois temos um preço baixo", diz.
Infraestrutura - A fábrica tem 20 mil metros quadrados de construção e vai gerar 350 empregos diretos e cerca de mil indiretos. Segundo Bueno, a expectativa é de que a produção de fraldas quadruplique, somando até 40 milhões de unidades por mês. Ele afirma que a experiência do grupo na área hospitalar será um diferencial na venda do produto.
"As fraldas serão distribuídas aos hospitais, então o bebê nasce e já testa o produto. A mãe vai ver que tem qualidade e, ao procurar o produto no supermercado, vai encontrá-lo com um preço baixo. Da mesma forma, a fralda geriátrica será testada pelos pacientes no hospital e a tendência dos familiares buscarem essa marca depois é muito grande", explica
Ele acredita que o mercado de fraldas descartáveis está em expansão, tanto para bebês, quanto para idosos. "O aumento da renda das famílias e a redução do preço aumentou o consumo da fralda infantil. Da mesma forma, cresce a demanda pela geriátrica, pois a população está envelhecendo e a incontinência urinária está chegando mais cedo", afirma.
Veículo: Diário do Comércio - MG