O Sebrae-SP e o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) estão promovendo, hoje e amanhã, debates sobre cultura e gestão (RH); prevenção de perdas; marketing e comunicação; TI e e-commerce, que vai ocorrer em São Paulo, no Expo Centre Norte, das 10h às 18h.
"O objetivo da parceria é proporcionar trocas, discussões e levar conhecimento ao empreendedor, principalmente nos assuntos do dia a dia dele", conta Rodrigo Palermo de Carvalho, consultor do Sebrae-SP.Durante a rodada de fóruns será apresentada a 13º Pesquisa de Prevenção e Perdas do Ibevar/Provar que conta com a participação inédita do Sebrae-SP e mostra a realidade nos pequenos negócios do varejo.
Cerca de 700 empresas de diversas áreas, como lojas de material de construção, vestuário, farmácias e minimercados participaram da enquete.O consultor do Sebrae-SP antecipa que os resultados que serão apresentados são alarmantes e enfatiza a importância de ter uma boa gestão para evitar desperdícios nos comércios de pequeno porte.
"Toda e qualquer interferência negativa no resultado da empresa, gerando como consequência final a redução do lucro é perda e em muitos casos, inclusive em grandes companhias, o prejuízo é maior do que propriamente o ganho", explica Palermo para depois complementar. "O empreendedor que fica atento e que aplica aos poucos novas tecnologias consegue alcançar melhores resultado".
Especialistas das duas entidades conduzirão os debates e os empresários André Lucene, Locaweb, e Pedro Guasti, Buscapé, estarão presentes para falar sobre e-commerce e apresentarem soluções para quem atua ou pretende atuar na área.
O comércio digital é um dos setores que mais cresce no país. De acordo com o site e-commerce.org, o Brasil ocupa a quinta posição no mundo e em 2011 foi responsável por uma movimentação financeira superior a R$ 18 bilhões e mais de 31 milhões de pessoas fizeram compras pela internet.
A cartilha "Prevenção de perdas no varejo" foi desenvolvida pelo Sebrae-SP e será lançada e distribuída sem custo no evento. O material mostra os impactos do desperdício no varejo; como evita-lo no projeto e na operação; ensina a implantar programa para reverter esse quadro e aponta onde o dono pode estar falhando e consequentemente diminuindo a receita.
Veículo: DCI