Pão de Açúcar deixa de apresentar vendas mensais

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O Grupo Pão de Açúcar deixa de divulgar as vendas mensais a partir deste mês, abandonando uma prática adotada há anos pela varejista. Analistas consideram que a falta de transparência será prejudicial, por deixar os investidores no escuro até a publicação de um relatório prévio, com as vendas trimestrais. 

 

No entanto, o Pão de Açúcar é a única companhia do setor de varejo no Brasil que apresentava as vendas todos os meses, algo que não é exigido por lei. Nem Renner ou Lojas Americanas adotam esse grau de transparência, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde a apresentação das vendas mensais é uma prática comum e incorporada por todas as grandes cadeias. 

 

Por ser a única rede de supermercados do país com as ações negociadas na bolsa, o Pão de Açúcar também se vê em desvantagem em relação aos seus concorrentes estrangeiros no país, cujas informações financeiras não são abertas ao público. O Wal-Mart divulga apenas as vendas brutas no Brasil, uma vez por ano, para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). 

 

A decisão de não mais publicar as vendas mensais foi manifestada pelo Pão de Açúcar ainda durante a divulgação dos resultados financeiros do terceiro de trimestre de 2008. "Essa mudança no processo de comunicação tem por objetivo diminuir a volatilidade das ações, provocada pelo foco excessivo do mercado sobre a performance de curto prazo de vendas, garantindo maior alinhamento das estimativas de mercado com o "guidance" de crescimento das vendas da companhia, em base anual", justificou a administração do grupo. A varejista publicará um boletim com as vendas trimestrais antes das demonstrações financeiras. 

 

Em seu relatório sobre a companhia, o analista da Brascan Corretora, Rodrigo Ferraz, prevê que a receita líquida do Pão de Açúcar em 2009 será de R$ 20,6 bilhões, cifra 2% maior que a estimada anteriormente. 

 

Veículo: Valor Econômico


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