Com peso de 5,3%, a agropecuária foi o principal responsável pela retração de 0,5% do PIB no terceiro trimestre deste ano ante os três meses anteriores. O segmento registrou uma queda de 3,5% nessa base de comparação.
Apesar do movimento do terceiro trimestre, a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque, ressalta que a agropecuária continua sendo o setor com maior variação positiva na formação do PIB de 2013. No acumulado do ano, o PIB da agropecuária contabiliza alta de 8,1%. Segundo ela, a queda do terceiro trimestre pode ser explicada pelo fim da safra da soja, produto que tem peso elevado no cálculo do indicador. "Só no primeiro semestre, a agropecuária teve uma alta de 12,3%".
A indústria extrativa mineral é a única em queda acumulada em 2013. No ano, a atividade contabiliza baixa de 3,5% até o terceiro trimestre. Já na comparação com o igual período do ano passado, a extrativa mineral registrou uma alta de 0,7%. "A produção de petróleo cresceu no trimestre (...) Mas, no ano, as produções de petróleo e minério de ferro estão patinando", explicou Rebeca.
Ela destacou ainda o setor da construção civil, que tem sido impulsionado pelo crescimento forte do crédito imobiliário. O PIB do segmento subiu 2,4% na comparação do terceiro trimestre de 2013 com o mesmo período de 2012.
Veículo: Diário do Comércio - MG