As operações de supermercados, hipermercados, lojas de departamentos e e-commerce ganharam destaque nas vendas de aparelhos celulares este ano. Segundo números da consultoria GfK, o avanço de janeiro a agosto nas vendas, na comparação com 2012, foi de 30%, enquanto o comércio geral dos equipamentos cresceram 6% e somaram R$ 66,2 bilhões.
"O canal generalista - que inclui hipermercados/supermercados, lojas de departamentos e e-commerce - teve evolução expressiva de 2012 para 2013, enquanto o canal especialista permaneceu no mesmo patamar de faturamento", diz Simone Aguiar, gerente da unidade de negócios varejo da GfK.
No desempenho por regiões, o trio Paraná/Santa Catarina/Rio Grande do Sul apresenta maior percentual de crescimento, no mesmo período acumulado em 2013 atinge um faturamento 18% superior a 2012. As regiões Nordeste e Grande Rio de Janeiro ficam em segundo lugar, dentre os destaques de crescimento por região GfK, com alta de 7%, em contrapartida houve queda de - 1% no faturamento da Grande SP.
Dentre os Grupos de Produtos, a empresa apurou que os maiores percentuais de crescimento em valores no período foram em Telecom (24%) e Eletroportáteis (22%).
Para entender como está o consumo frente ao momento econômico brasileiro, a GfK realizou pesquisa com 500 pessoas nas principais capitais, na qual os entrevistados opinaram sobre o efeito das manifestações na ida às compras de eletroeletrônicos.
A pesquisa da consultoria apontou que o brasileiro além de procurar por eletroeletrônicos que concentrem alta tecnologia, também está atento a novos formatos/canal de venda para realizar suas compras. Quando questionados a respeito do "canal de venda" no qual intencionam realizar suas próximas compras, a maioria dos entrevistados, 44% sinalizaram a intenção de comprar através da internet, sendo que 25% dos consumidores ainda não sabiam onde comprar, 19% faria a compra em uma loja de shopping e 13% em uma loja de rua.
"Os consumidores cada vez mais buscam interatividade e experimentação dos produtos, além de virem fortalecendo o relacionamento com as marcas, tais situações criam estímulos adicionais para concretização da compra", conclui Simone.
Veículo: DCI