A música é um fator que pode manter clientes felizes e transitando por horas entre as araras de uma loja - ou levá-los a sair correndo num acesso de raiva.
Os varejistas, que estão acordando para o poder que a música ambiente tem de transmitir a mensagem de uma marca e inspirar os consumidores a gastar, começaram a inovar na forma como montam a lista de músicas de cada loja.
As grandes redes estão se voltando para especialistas como a Mood Media e a PlayNetwork, ambas americanas, para criar listas de música que correspondam aos valores e à estética de design da marca e ao estilo de vida de seus clientes.
A música ambiente da rede varejista de roupas e acessórios Gap tem como objetivo capturar "o otimismo, a democracia e o individualismo", com artistas como Rihanna e o grupo Fun, diz Tricia Nichols, sua diretora de engajamento global do consumidor e parcerias.
Fazer compras com música ambiente provoca a liberação de dopamina, que proporciona uma sensação de prazer e ajuda a aumentar o foco. "Isso pode deixar as pessoas num humor mais generoso", diz Daniel J. Levitin, professor de psicologia e neurociência comportamental.
Veículo: Valor Econômico