Aumento supera a média do índice de inflação IPC-10, que subiu 5,5% neste ano; pães, azeites e frutas também têm alta expressiva
A ceia de Natal vai pesar 8,10% a mais neste ano no bolso do consumidor do que em 2012, de acordo com levantamento feito pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV.A alta de 17 produtos pesquisados (entre os usados pelos brasileiros para fazer a ceia ou o almoço de Natal) é maior do que a inflação média registrada pelo IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor-10), que foi de 5,48% de janeiro a dezembro de 2013.
O indicador mede o preço de 338 produtos e serviços entre o dia 11 de um mês e o dia 10 do mês seguinte. O IPC-10 é um componente do IGP (Índice Geral de Preços) e é o primeiro índice de inflação fechado do ano."A tendência de alta no preço dos alimentos, vista em 2013, confirma-se na ceia. São três pontos percentuais acima da inflação média", diz o economista André Braz, responsável pela pesquisa.
"Se considerarmos que o reajuste nos salários não tiveram aumento real nesse patamar, o peso no orçamento das famílias, principalmente nas de menor renda, será ainda maior", completa.Entre os 11 produtos que ficaram acima da inflação, tiveram altas mais expressivas: farinha de trigo (30,6%), batata-inglesa (21,1%) e frutas (15,4%). Já entre os itens típicos da ceia de Natal estão: pães de outros tipos e panetones (alta de 15,3%), azeite (13,7%), frango (10,3%), lombo suíno (10,1%) e azeitona em conserva (9,5%).
Os seis produtos com queda de preço ou reajuste menor que a inflação média são: cebola, óleo de soja, arroz, pernil suíno e vinho.
PRESENTES
Na lista de 22 itens pesquisados pelo economista em quatro categorias --eletrodomésticos e eletrônicos; vestuário; acessórios; livros, artigos esportivos e jogos--, a inflação medida foi de 3,78% ante o IPC-10 de 5,48%.Os itens com preços acima da inflação média são bijuterias em geral, cintos e bolsas, bicicleta e instrumento musical.
Veículo: Folha de S. Paulo