Após três meses de alta, a confiança dos empresários do comércio na cidade de São Paulo caiu 2,3% em novembro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) passou de 121,5 pontos em outubro para 118,7 pontos em novembro, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O índice é medido de acordo com escala que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
Os três subíndices que compõem o Icec apresentaram queda em novembro. O índice que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) registrou queda de 5,6%. O resultado foi influenciado pelas condições atuais da economia, que na visão dos empresários caiu 10,5% em novembro.
Já o subíndice da expectativa do empresário do comércio (Ieec) apontou declínio de 1,5%. A diminuição do otimismo do empresário se justifica pela queda nas expectativas em relação à economia e pela percepção em relação à própria empresa.
O subíndice que mede a intenção de investimento do empresário do comércio (Iiec) se manteve praticamente estável, registrando queda de 0,7%, ao passar de 113,9 pontos em outubro para 113,1 pontos em novembro. A maior influência negativa foi o quesito que mede a intenção dos empresários de contratar mais funcionários. Em contrapartida, os empresários foram otimistas em relação a novos investimentos, o que contribuiu para aproximar o subíndice da estabilidade.
veículo: DCI