A Vigor Alimentos, empresa de lácteos da J&F, que comprou 50% do capital da Itambé no começo deste ano, planeja reposicionar e investir na inovação de itens da marca mineira, principalmente nos de maior valor agregado, como foi feito com a Vigor sob a gestão da J&F, segundo informou ontem o presidente (CEO) da empresa, Gilberto Xandó. Conforme ele, a categoria de refrigerados da Itambé passará por um "rejuvenescimento".
"O projeto que foi aprovado de investimento é de aumento de 70% das principais linhas de refrigerados, na fábrica de Pará de Minas (região Central do Estado). Esse incremento será realizado no decorrer do ano que vem", disse. Com o fortalecimento da categoria, a participação de itens secos na receita líquida da Itambé, que ao final do terceiro trimestre era de 62,3%, tende a diminuir.
O executivo comentou ainda que está satisfeito com o acordo feito com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), que possui os outros 50% da Itambé. "Todo o plano de negócios (business plan), capex, dívida e operação (inclusive nomeações de diretor financeiro, presidente e operações) é nossa. Hoje, a gestão tem sido feita por um conselho de membros da Vigor e da CCPR. Não temos interesse agora de nos unir, de fazermos uma fusão e integrar totalmente a Itambé à Vigor. Queremos trocar experiência, mas atuar de forma separada", disse. "Nossa preocupação de curto prazo é gerar caixa, ter operação saudável, cuidar do detalhe, inovar sempre", ressaltou.
Xandó afirmou também que os investimentos para os próximos anos serão menores do que os dos períodos anteriores. "Nos últimos três anos, fizemos investimentos de R$ 113 milhões em melhoria de serviços, produtos, reposicionamento de marca. Esses aportes, que eram os mais importantes, prepararam a companhia para a expansão nos próximos anos", declarou, citando que 40% dos investimentos totais são destinados para marca. Em 2013, conforme o executivo, os investimentos em capex deverão ficar por volta de R$ 50 milhões. Para 2014, o montante ainda não está definido.
Embora a previsão de aportes seja menor para 2014, nos planos da companhia há a reestruturação da marca Leco, nos moldes da que foi feito com a marca Vigor. "Leco tem uma presença importante no café da manhã, com leite, suco, manteiga. nessa linha de posicionamento que vamos trabalhar a marca no mercado", explicou.
Veículo: Diário do Comércio - MG