Apesar do esforço das empresas catarinenses, não há muitas surpresas na divulgação das 500 maiores empresas do Sul do Brasil, apresentada ontem pela revista Amanhã. SC tem o menor número, 123 empresas das 500, e continua com 11 no seleto clube de faturamento superior a R$ 1 bilhão. Também não há surpresa nas 10 maiores do ranking (ao lado).
De novidade, a Bunge, que continua líder absoluta no Estado tanto em valor ponderado de grandeza (que combina patrimônio, receita e lucro) quanto em faturamento. A empresa sediada em Gaspar subiu da sexta para a terceira posição entre as 500 maiores do Sul ao ultrapassar dois grupos paranaenses (HSBC e Copel).
Entre os destaques catarinenses, a Fonthe SA, com maior crescimento de receita; a Perdigão, maior patrimônio; Tractebel, maior lucro; e Weg, maior capital de giro próprio.
Joinville lidera o ranking das cidades com maior número de empresas entre as 500 maiores do Sul, com 19 corporações. Florianópolis está em segundo lugar, com 18 empresas; seguida de Blumenau, com oito; São Bento do Sul, com sete; e Brusque, com seis.
O ranking de SC
1 - Bunge
2 - Sadia
3 - Perdigão
4 - Tractebel
5 - Celesc
6 - Weg
7 - Vega do Sul
8 - Eletrosul
9 - Tigre
10 - Seara
Veículo: Diário Catarinense