O grupo farmacêutico suíço Novartis registrou vendas líquidas de R$ 1,814 bilhão no Brasil em 2008, crescimento de 5% em relação a 2007. A divisão de medicamentos inovadores teve a maior participação em vendas dentro da empresa - 77% do total do grupo no País. A divisão cresceu 7% em relação a 2007. Os medicamentos de oncologia tiveram 16% de aumento em suas vendas líquidas em relação ao ano anterior, além de ter alcançado a liderança dos principais mercados nos quais atua.
A Novartis lidera vendas de medicamentos para hipertensão (12,72% de participação de mercado), antidiabéticos orais (13,78%), anti-inflamatórios tradicionais (11,4%) e para combate ao Mal de Alzheimer (48,62%), segundo o grupo.
"Esse resultado mostra que a estratégia da Novartis de focar seus esforços nas necessidades dos pacientes por meio da pesquisa e do desenvolvimento de produtos inovadores está correta. Destacamos a participação da divisão de medicamentos inovadores que, com 77% do total, teve a maior participação em vendas dentro da empresa", afirmou o presidente da Novartis Brasil, Alexander Triebnigg.
A divisão Sandoz, referente aos medicamentos genéricos do grupo, registrou aumento de 23% em suas vendas. "O ano de 2008 foi bom para a Novartis. Lançamos com produtos de sucesso, crescemos com as marcas já presentes no mercado, conquistamos a liderança em mercados importantes e a Sandoz, divisão de medicamento genéricos, teve crescimento significativo de 23%", afirmou o diretor de Assuntos Corporativo da companhia, Renard Aron.
Na contramão dos resultados da companhia, a divisão Consumer Health, que tem como foco a criação, fabricação e comercialização de produtos diferenciados para restabelecer, manter ou melhorar a saúde e o bem-estar do consumidor, teve queda de 27% em decorrência da venda de duas unidades da companhia em 2007, o que, segundo a empresa, impactou no resultado desta divisão em 2008.
"A estratégia da empresa, globalmente, é focar os investimentos em mercados emergentes, incluindo o Brasil, por esses apresentarem boa oportunidade de crescimento. Segundo estimativas externas, em 2008 os países emergentes cresceram até quatro vezes mais do que mercados consolidados. Nosso Objetivo é atender às necessidades de todos os perfis de pacientes, por meio da ampliação do portfólio de medicamentos inovadores, genéricos e vacinas preventivas", explicou Aron.
Vacinas e Diagnósticos, a divisão mais recente da Novartis, ainda não está contabilizada no balanço financeiro. Dentro dessa área, a empresa informou que construirá fábrica de vacinas em Pernambuco. Será a primeira planta de vacinas da Novartis na América Latina.
MUNDO. O lucro líquido mundial da companhia cresceu 25%, para US$ 8,2 bilhões em 2008. As vendas cresceram 9%, para US$ 41,5 bilhões. A divisão Pharma foi a líder em desempenho, já que ganhou mais participação de mercado no segundo semestre de 2008 seguido do seguimento de Vacinas e Diagnósticos que mantiveram crescimento de dois dígitos. Produtos farmacêuticos recém-lançados representaram US$ 2,9 bilhões na receita de 2008.
O crescimento orgânico foi complementado por diversas aquisições e por investimentos estratégicos, sendo o mais importante a aquisição de uma participação de 25% na Alcon, líder em soluções oftalmológicas. Os Estados Unidos são o maior mercado para o grupo com 31% da receita líquida em 2008 (34% em 2007).
Veículo: Jornal do Commercio - RJ