A Copa do Mundo de Futebol no Brasil promete aquecer as vendas de amendoim no País. Animadas com a expectativa de aumento no turismo e com o clima festivo, os fabricantes esperam um crescimento de até 30% nas vendas e investem alto em lançamentos e ações promocionais. A brasileira Dori Alimentos, por exemplo, já projeta um crescimento de 30% no volume de produção de amendoins. Outra empresa atenta às oportunidades de negócios impulsionadas pela Copa do Mundo de Futebol é a Santa Helena. A companhia aposta na comercialização dos aperitivos salgados, além da ampliação do seu portfólio de produtos. A marca espera um aumento de 25% em suas vendas. Já a carioca AGTAL prevê um crescimento de 30%.
De acordo com pesquisa do Ibope, encomendada em 2013 pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), 66% dos brasileiros consomem amendoim, principalmente em ocasiões de confraternização, como no encontro com amigos para assistirem partidas de futebol, por exemplo. "Acreditamos que a Copa do Mundo assim como as festividades juninas no meio do ano são eventos que deverão impactar fortemente os negócios do setor. As indústrias do segmento estão bastante otimistas", afirma o vice-presidente de amendoim da Abicab, André Guedes. Em 2012, ano do último balanço divulgado pela Abicab, o setor registrou uma queda de 1,6% em comparação com o ano anterior, somando cerca de 158 mil toneladas contra 161 mil toneladas em 2011.
Veículo: DCI