No ano passado, apenas 24% dos consumidores preferiram comprar ovos de Páscoa durante a Semana Santa
O aumento nos preços dos ovos de Páscoa, que este ano chegaram às prateleiras das lojas e supermercados pelo menos 10% mais caros, está levando cada vez mais os consumidores a optarem pelas barras de chocolate no lugar do tradicional produto.
De acordo com um levantamento realizado pela Kantar Worldpanel, no ano de 2013, 76% do volume consumido durante a Páscoa foi destinado para chocolates em barra, contra 24% em forma de ovo. Para se ter uma ideia, em 2012, o volume consumido de ovos de Páscoa ficou em 33% comparado a 67% dos chocolates em barra. Conforme a pesquisa, a tendência de vendas mais baixas para os ovos tem tudo para se manter na Páscoa deste ano.
Segundo a pesquisa, o principal motivo para a maior procura por barras de chocolate ocorre por conta das embalagens, sabores, recheios, brindes ou brinquedos que normalmente deixam os ovos de Páscoa com preços ainda mais elevados.
"Por conta dessa grande sofisticação, houve um aumento nos preços dos produtos, que em alguns casos, chegaram a subir acima da inflação, se comparados com os preços dos anos anteriores", revela o estudo.
Consumo
Considerando os preços, no ano de 2012, o valor total gasto com chocolates por domicílio foi de R$ 66,51. Já no ano passado, com um consumo menor de ovos de Páscoa, o gasto acabou sendo ainda maior, de R$ 76,22. "Apesar das barras de chocolate serem mais baratas, o levantamento mostra que os consumidores acabaram gastando mais no último ano, pois com um preço em conta conseguiram adquirir mais produtos e de maior qualidade", afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.
Vendas
Neste ano, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) espera que as vendas no setor cresçam 7,2% na Páscoa em relação a igual período do ano anterior. Já as encomendas de chocolates cresceram 5,6% neste ano.
Veículo: Diário do Nordeste