Comércio varejista gaúcho define estratégias para 2009

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O fortalecimento do comércio depende, em grande parte, da mobilização e da união dos empresários na busca de soluções para problemas comuns. Como forma de dar continuidade ao trabalho desenvolvido junto aos empreendedores do comércio varejista dos municípios de Carazinho, Passo Fundo e Erechim, no Rio Grande do Sul, o projeto Polo de Pontos de Vendas da Regional Planalto e Norte do Estado, impulsionado pelo Sebrae/RS e entidades parceiras, está definindo o planejamento estratégico para este ano.

 

O gestor do projeto, Diego Tessaro, assinala que estão sendo realizadas reuniões de trabalho com os grupos de comércio dos três municípios para a definição das ações previstas para o ano. Segundo ele, o foco para 2009 é a estruturação dos controles financeiros utilizados pelas empresas, além da continuidade do programa de implantação de indicadores de desempenho para o comércio.

 

Diego ressalta que devem ser realizadas palestras visando qualificar empreendedores e colaboradores para a preparação dos pontos-de-venda em datas festivas. “Com a ação pretendemos estimular os comerciantes a se preparar antecipadamente para as datas que tradicionalmente alavancam as vendas do comércio, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal”, afirma.

 

Nos períodos que antecedem essas datas, serão oferecidas palestras de qualificação para que os empreendedores possam preparar seus pontos-de-venda para atrair novos consumidores. Conforme o gestor, também estão previstos, para este ano, cursos nas áreas de gestão de pessoas, planejamento estratégico e gestão visual das lojas.

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim, Henrique Luiz Cervi, ressalta que o projeto tem estimulado os lojistas da região a buscarem inovações em relação aos pontos-de-venda, aprimorando aspectos do estabelecimento decisivos para atrair maior número de consumidores para as lojas.

 

“Por meio do projeto, os lojistas têm sido capacitados por profissionais preparados que repassam informação de qualidade para a aplicação prática em seus empreendimentos. Além disso, a troca de informações com os demais empresários é um exercício que estimula os empreendedores a buscarem novas soluções para problemas comuns”, completa.

 

A sócia-proprietária da Don Juan Moda Homem, de Erechim, Marisa Pagnocelli, diz que após o ingresso do empreendimento no projeto, houve um aumento no faturamento da empresa, em cerca de 16%. Segundo ela, esse crescimento se deve especialmente às melhorias implementadas pelo empreendimento após diagnóstico com base na ferramenta 'Cliente oculto', que consiste na visita de um consultor do Sebrae/RS – que se passa por um cliente comum – para avaliar aspectos a serem melhorados na loja. De acordo com Marisa, a aplicação dos conhecimentos obtidos durante a realização dos cursos oferecidos pelo projeto também foi decisiva para o crescimento da empresa.

 

O projeto Polo de Pontos de Vendas da Regional Planalto e Norte atende 150 micro e pequenas empresas do setor de comércio de bens e serviços dos municípios de Passo Fundo, Erechim e Carazinho. O projeto tem por objetivo melhorar o desempenho das empresas por meio do aumento nas vendas e do número de clientes.

 

São parceiros desta iniciativa do Sebrae/RS, a CDL de Carazinho, Erechim e Passo Fundo, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Carazinho, o Sindilojas de Erechim, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas).

 

Veículo: DCI


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