Verão pede frutas com maior índice de suco

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Na bus­ca por uma ali­men­ta­ção   ­mais le­ve, sau­dá­vel e re­fres­can­te no ve­rão, mui­tos con­su­mi­do­res re­cor­rem às fru­tas. Da­dos da Com­pa­nhia de En­tre­pos­tos e Ar­ma­zéns Ge­rais de São Pau­lo (Cea­gesp) mos­tram que, em ja­nei­ro, o vo­lu­me de fru­tas ven­di­do é de apro­xi­ma­da­men­te 135 mil to­ne­la­das e mo­vi­men­ta cer­ca de R$ 160 mi­lhões. Pa­ra es­te mês, a ex­pec­ta­ti­va é que a co­mer­cia­li­za­ção fi­que na mes­ma mé­dia.

Gran­de par­te das   fru­tas ven­di­das em Lon­dri­na e re­gião vem do en­tre­pos­to da ca­pi­tal pau­lis­ta, on­de che­gam pro­du­tos de 1.300 mu­ni­cí­pios bra­si­lei­ros e de ou­tros 12 paí­ses. As fru­tas ­mais con­su­mi­das em ja­nei­ro, se­gun­do a Cea­gesp, são as que ofe­re­cem sa­bor re­fres­can­te e que pos­suem al­to per­cen­tual de su­co co­mo aba­ca­xi, me­lan­cia, co­co ver­de, uva, pês­se­go, me­lão, la­ran­ja e ma­ra­cu­já.


Al­gu­mas des­sas en­tram tam­bém na   pre­fe­rên­cia dos con­su­mi­do­res por apre­sen­tar me­lhor pre­ço nes­ta épo­ca, a exem­plo do me­lão, da uva, do pês­se­go, da nec­ta­ri­na, do li­mão, en­tre ou­tras. Car­mem Pan­ta­rot­to, fei­ran­te há 20 ­anos, diz que tem boa acei­ta­ção o me­lão pe­le de sa­po, que cus­ta R$ 2,30 o qui­lo (na fei­ra), pre­ço equi­va­len­te ao po­pu­lar me­lão ama­re­lo. ‘‘Às ve­zes tra­go o ama­re­lo e às ve­zes es­te, que o pes­soal tem gos­ta­do ­bastante’’, diz ela, re­fe­rin­do-se à fru­ta de cas­ca ver­de e ama­re­la, com pol­pa do­ce e cor cla­ra.


­Além das fru­tas que qua­se nun­ca fal­tam (la­ran­ja, ma­çã,   man­ga, me­lão, ma­mão, ba­na­na), a fei­ran­te des­ta­ca al­gu­mas op­ções que en­tram em ce­na con­for­me a épo­ca. A evi­dên­cia des­ta se­ma­na na ban­ca da fei­ran­te é a pe­ra ja­po­ne­sa (R$ 3,50 o qui­lo), que é uma al­ter­na­ti­va à pe­ra ar­gen­ti­na, mui­to ca­ra atual­men­te. ‘‘Até pou­cos ­dias ­atrás tí­nha­mos a li­chia, que ago­ra deu lu­gar à pe­ra ja­po­ne­sa, que é bem do­ce e su­cu­len­ta. Vo­cê ­abre e es­tá pin­gan­do ­água’’, afir­ma Car­mem.


A co­mer­cian­te Ma­ri­na Onis­hi, da Ca­sa Onis­hi e So­ya­no,   in­for­ma que o ca­qui es­tá em iní­cio de sa­fra e já co­me­ça a apa­re­cer nas pra­te­lei­ras. Ela ofe­re­ce as va­rie­da­des mo­le e cho­co­la­te, am­bas por R$ 8 o qui­lo, mas diz que o pre­ço ten­de a bai­xar.


‘‘Mui­tas   pes­soas não co­nhe­cem o ca­qui mo­le, que é uma fru­ta ma­ra­vi­lho­sa, do­ce e ma­cia. Tam­bém têm dú­vi­da so­bre o ca­qui cho­co­la­te, que é es­cu­ro den­tro só nas pri­mei­ras co­lhei­tas. De­pois, tem que ser cur­ti­do pa­ra ser con­su­mi­do, ca­so con­trá­rio, fi­ca ­amarrento’’, ex­pli­ca Ma­ri­na.


Se­gun­do a co­mer­cian­te, que tra­ba­lha com fru­tas   se­le­cio­na­das e, por­tan­to, com pre­ços ­mais al­tos, mui­tos con­su­mi­do­res têm di­fi­cul­da­de de en­ten­der as va­ria­ções de va­lo­res do mer­ca­do. ‘‘O Bra­sil ho­je pro­duz fru­ta o ano in­tei­ro. Só que, pa­ra ob­ter qua­li­da­de, às ve­zes pre­ci­sa­mos bus­car va­rie­da­des em di­ver­sas re­giões do ­país. Is­so ­encarece’’.


Um exem­plo são as ­uvas itá­lia   e be­ni­ta­ka que a co­mer­cian­te ven­de por R$ 9 o qui­lo, en­quan­to as mes­mas va­rie­da­des po­dem ser en­con­tra­das no su­per­mer­ca­do por uma mé­dia de R$ 3,50. Ma­ri­na diz a di­fe­ren­ça es­tá na qua­li­da­de do pro­du­to. ‘‘Ven­de­mos pa­ra um pú­bli­co que não ­abre mão da qua­li­da­de, a co­me­çar pe­la for­ma co­mo em­ba­la­mos o pro­du­to (em ban­de­ja e com pa­pel fil­me), o que evi­ta que o con­su­mi­dor te­nha ­perda’’, afir­ma.



Veículo: Folha de Londrina - PR


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