As exó­ti­cas cha­mam mais aten­ção

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Fru­tas con­si­de­ra­das es­pe­ciais ou   exó­ti­cas ­atraem um pú­bli­co in­te­res­sa­do em ex­pe­ri­men­tar sa­bo­res di­fe­ren­tes e que po­de pa­gar por is­so. Na maio­ria dos ca­sos, es­tas op­ções são ven­di­das em pe­que­nas ban­de­jas, que po­dem cus­tar R$ 8 (100 gra­mas). É o ca­so do mir­ti­lo ou blue­berry, uma das fru­tas es­pe­ciais da mo­da. Se­me­lhan­te a uma uva miú­da e de cor bem es­cu­ra, a va­rie­da­de é ori­gi­ná­ria da Eu­ro­pa, mas já é pro­du­zi­da no sul do Bra­sil.


Mui­tos con­su­mi­do­res des­co­bri­ram o mir­ti­lo pe­la mí­dia, que   di­vul­gou re­cen­te­men­te re­cei­ta de su­cos de­sin­to­xi­can­tes. ‘‘Quan­do al­gum ti­po de fru­ta sai na im­pren­sa, o con­su­mo ­aumenta’’, re­pa­ra Gil An­tu­nes, ge­ren­te da lo­ja Co­mer­cial Fru­ta Be­la, em Lon­dri­na.


O es­ta­be­le­ci­men­to tam­bém ofe­re­ce ou­tros ti­pos de fru­tas   es­pe­ciais co­mo a pi­taia (de apa­rên­cia bem exó­ti­ca, ta­ma­nho mé­dio, com pol­pa bran­ca ou ro­xa), a phi­sa­lis (miú­da e en­vol­ta nu­ma es­pé­cie de ­flor), o man­gos­tin (cas­ca gros­sa e ro­xa, com go­mos bran­cos do­ces e su­cu­len­tos) e as ­uvas thomp­son (miú­das, do­ces, de con­sis­tên­cia fir­me e sem se­men­tes).

An­tu­nes ex­pli­ca que es­sas fru­tas são   ori­gi­ná­rias de vá­rias par­tes do mun­do, mas, atual­men­te, mui­tas já são pro­du­zi­das no Bra­sil. Vin­das de São Pau­lo, ­elas che­gam ao es­ta­be­le­ci­men­to to­das as sex­tas-fei­ras e em quan­ti­da­de re­du­zi­da. ‘‘Sai qua­se tu­do no fi­nal de se­ma­na. Exis­tem os con­su­mi­do­res cu­rio­sos, que que­rem ex­pe­ri­men­tar al­go di­fe­ren­te, e aque­les que vêm ­aqui pro­cu­rar aque­le de­ter­mi­na­do ti­po de ­fruta’’, con­ta o ge­ren­te.

Ele in­for­ma que as ces­tas po­dem cus­tar de R$ 40 a R$ 200,   de­pen­den­do dos ti­pos de fru­tas es­co­lhi­das. ‘‘O que vai de­fi­nir o va­lor é a va­rie­da­de e não a ­quantidade’’. (G.M.)

 

 

Veículo: Folha de Londrina - PR


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