Pro Teste mostra, ainda, que o produto tem aditivos demais
Um teste feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) com oito mortadelas de cinco marcas mostra que esse produto tem sal e aditivos demais. “Como não existe norma para a quantidade de sal, os fabricantes exageram. Por isso, para prevenir-se contra a hipertensão, o consumidor não deve consumir grandes quantidades de mortadela ”, alerta Manuela Dias, nutricionista da Pro Teste. “A quantidade de aditivos também é alta. Esses ingredientes retêm água e interferem no peso dos produtos”, completa ela. Segundo a nutricionista, a Pro Teste enviará o teste ao Ministério da Agricultura, solicitando que o órgão estude a implementação de normas para o sal e os aditivos.
Os produtos tiveram, ainda, problemas no rótulo: falta de informação sobre a validade após a abertura da embalagem e imprecisão no valor nutricional e do tipo do produto. “Verificamos, ainda, falta de higiene quando a mortadela é vendida a granel, por isso é recomendável comprar peças inteiras e fatiar em casa”, acrescenta Manuela.
Empresas
A Marba destaca que desconhece a metodologia do teste, que cada empresa trabalha com formulações e técnicas de fabricação específicas e que um nível baixo de nitrito (aditivo) nem sempre é fator positivo, porque pode indicar contaminação, e pode variar de acordo com o tempo de fabricação.
A Aurora informou que obedece o limite de aditivo permitido por lei. Sobre o rótulo, a Perdigão (marcas Confiança e Bolognella) explica que “Bolognella faz referência à cidade de origem da mortadela e não é intenção induzir o consumidor a erro, fazendo-o acreditar que seja uma mortadela do tipo Bologna”. A empresa informa, ainda, que está providenciando a inclusão da informação de validade do produto após aberto.
A Sadia, responsável também pela marca Rezende, informou que, conforme análises de seu departamento de pesquisa seguindo métodos de órgãos oficiais, os níveis de carboidratos e fosfatos de suas mortadelas estão normais e que estuda alternativas para reduzir o sal.
A marca Seara não se pronunciou sobre o teste.
Veículo: Jornal da Tarde - SP