A quarta maior cadeia de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis do País, a Ricardo Eletro, decidiu na semana passada a aprovação de um forte plano de abertura de lojas este ano, cujo alvo principal será o Estado do Rio de Janeiro. A previsão é que até o final do ano sejam aplicados R$ 34 milhões apenas na abertura de 48 unidades.
Os irmãos Ricardo e Rodrigo Nunes, controladores da varejista mineira, desejam alcançar faturamento de R$ 2,4 bilhões, cifra 26% maior na comparação com o anterior. De acordo com Ricardo, presidente da empresa, "até o momento a empresa conseguiu garantir os resultados, por isso desenhou um forte plano de crescimento para o ano." Os investimentos programados serão mantidos e se for necessário serão feitos ajustes.
A companhia afirma que o aporte destinado às novas lojas é oriundo de caixa próprio. Apenas as operações financeiras que são realizadas com suporte da Losango, do HSBC, qual tem em disponível aos clientes em linha global de crédito na casa dos R$ 400 milhões. A respeito de uma mudança no comportamento de consumo do cliente, de buscar itens mais baratos, o vice-presidente da rede, Rodrigo Nunes, disse, em janeiro, que ainda não detectou alteração nos hábitos de compras.
No ano passado, a Ricardo Eletro decidiu investir no Rio de Janeiro, fazendo frente a outras redes tradicionais, principalmente como o Ponto Frio. Desde abril já foram abertas 26 lojas e um centro de distribuição, que consumiram mais da metade do investimento de R$ 90 milhões aplicados em todo o ano.
Atualmente, formada por 262 lojas e podendo ultrapassar as 310 até o fim do ano, a varejista, no mercado há 19 anos, "está com boa saúde financeira tanto que 'namora' duas outras varejistas no Sul e Sudeste, além de outra possibilidade no Nordeste", contou o vice-presidente.
Ainda sobre o ano passado, Rodrigo diz que a Ricardo Eletro chegou a conversar com o Grupo Pão de Açúcar para estabelecer uma joint venture, porém, não houve avanço. Ele descarta a ideia de vender os negócios da família, "mas, se houver oportunidade, podemos unir forças com outra rede varejista", destacou o executivo.
A rede mineira Ricardo Eletro, quarta maior cadeia de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis do País, entrará com força no mercado carioca este ano, reforçando a brigar principalmente com o Ponto Frio, forte naquela região. A previsão é que, até o final do ano, a empresa empregue R$ 34 milhões ao abrir 48 unidades.
A varejista deseja alcançar faturamento de R$ 2,4 bilhões este ano, cifra 26% maior em comparação com a de 2008, de acordo com Ricardo, presidente da empresa. O executivo está atento às novas tendências do setor e quer imitar estrangeiras de varejo nacional para ampliar suas vendas, como a ação adotada pelas redes Grupo Via Veneto, holding detentora das marcas Brooksfield, Via Veneto e Harry's - referenciadas pelo público de alto poder aquisitivo -, e seguirá o movimento de investir em um canal de comércio eletrônico (e-commerce), assim como fez a gigante Casas Bahia, que estreou no segmento esta semana. "Inicialmente disponibilizaremos 20 categorias entre roupas e acessórios", diz o diretor de TI, Ricardo Popescu.
Veículo: DCI