Carrefour estreia com novidades na Capital gaúcha

Leia em 4min 20s

Terceira loja da rede na Capital abre hoje ao público

 

O grupo francês Carrefour abre ao público hoje a terceira loja na Capital exibindo aos gaúchos o novo modelo de hipermercado que começa a implantar no Brasil. A unidade, na zona norte da Capital, agrega algumas das principais tendências que ao grupo pretende adotar em suas lojas.

 

Com 8,5 mil metros quadrados de área de venda, localizado no número 6.767 da Avenida Sertório, o oitavo Carrefour do Estado traz mudanças como a exposição de produtos, reunindo em um único setor referências semelhantes. O segmento de light e diet estará concentrado no Espaço Viver, um ambiente que reunirá cerca de 700 itens à base de soja, funcionais e orgânicos.

 

Com investimento de R$ 37 milhões e geração de 400 empregos diretos, o Carrefour da Sertório terá um mix com mais de 14 mil itens, além de um amplo foco em serviços, com restaurantes, laboratório de análises clínicas, cyber office, lavanderia, cabeleireiro, pet shop e terminais bancários, entre outros. No ponto-de-venda ainda haverá um incentivo ao desenvolvimento regional, com 4 mil itens produzidos no Estado.
— Será bem mais fácil para o cliente se achar na loja. O mesmo formato estendemos para os artigos de bebê, como Universo Bebê — antecipa Jairo Fagundes Silveira, diretor regional.

 

Sem detalhar de que forma o Rio Grande do Sul será contemplado em 2010, Laurent Bendavid, diretor da divisão Centro-Sul e membro do comitê executivo do Carrefour, diz que a expectativa é crescer na casa dos dois dígitos em 2009 no Brasil.

 

A unidade inaugurada ontem é a primeira de um projeto de expansão que prevê 70 novas lojas no Brasil em 2009, com orçamento de R$ 1 bilhão. Para 2010, a expectativa é investir mais R$ 1 bilhão em 70 a 80 novos pontos.

 

O perfil

 

Está no Brasil há 33 anos e têm 770 unidades, em 17 Estados. O grupo é líder no setor supermercadista, com 62 mil funcionários. No mundo, ocupa a segunda posição e têm presença em 30 países.

 

A NOVA LOJA

Endereço: Avenida Sertório, 6.767

Funcionamento: Segunda à sábado das 8h às 23h e domingos e feriados das 8h às 21h
Hoje, excepcionalmente, a abertura será às 7h

 

Entrevista: Jean-Marc Pueyo, DIRETOR SUPERINTENDENTE DO CARREFOUR BRASIL E AMÉRICA LATINA
 


Com um projeto arrojado de expansão no Brasil até 2015, o Carrefour, líder do mercado no Brasil de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), faturou em 2007 o equivalente a R$ 19,3 bilhões. Os dados de 2008 serão divulgados em março.

Ontem, antes da festa de inauguração, o diretor superintendente da empresa para Brasil e América Latina, Jean-Marc Pueyo, ressaltou o potencial de crescimento do consumidor gaúcho A seguir, os principais trechos da entrevista concedida por e-mail a ZH.

 

Zero Hora — Neste momento de retração mundial, como o senhor explica o movimento do Carrefour de novos investimentos, criação de postos de trabalho e abertura de lojas?

Jean-Marc Pueyo - Nos últimos três anos consolidamos nossa posição de liderança no mercado brasileiro, conhecemos os consumidores, nossa marca é reconhecida e temos grande capacidade de adaptação. Na nossa cultura adversidade também significa oportunidades. Enxergamos que esse é um momento de demonstrar essa habilidade e aproveitar para analisar boas oportunidades de expansão e de aquisição que possam ser identificadas. Da mesma forma, acreditamos na consistência das políticas econômicas do Brasil. Por tudo isso, estamos seguros para neste momento manter os investimentos, planejar a abertura de 70 lojas, criar 4 mil novos postos de trabalho e continuar a expansão nos próximos anos.

 

ZH — Como o senhor analisa o mercado gaúcho e as perspectivas de crescimento para o próximo ano?

Pueyo - Para 2010, o total previsto é de R$ 1 bilhão para novos investimentos, considerando abertura de novas lojas, compras de terrenos e reformas. O Rio Grande do Sul tem um peso importante nisso. Porto Alegre é uma cidade com grande potencial de crescimento, especificamente a Zona Norte. De acordo com uma pesquisa nossa, 73% dos lares de Porto Alegre compram em hipermercado, e a média nacional é de 32%.

 

ZH —Que posição o Estado deve ocupar em 2015 dentro do projeto de crescimento do Carrefour?

Pueyo -Temos um plano bem estruturado de crescimento até 2015. O Rio Grande do Sul continuará a ser foco prioritário, especialmente por causa do espaço para o crescimento do setor.

 

ZH — Qual a estratégia para conquistar o público gaúcho?

Pueyo - Em Porto Alegre, conhecemos bem as exigências do gaúcho. Por isso, temos quatro mil itens de produtores do Rio Grande do Sul oferecidos na unidade Sertório, o que representa mais de 10% do total de itens à disposição. Esse número está acima da média nacional. Jean-Marc Pueyo

 


Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Panasonic alerta para prejuízo de US$ 4,2 bi

A Panasonic maior fabricante mundial de TVs de plasma, alertou que sofrerá prejuízo anual de US$ 4,2 bilh&...

Veja mais
Coop cresce 9,27% em 2008 e prevê expansão da rede

A Coop (Cooperativa de Consumo), com matriz em Santo André, fechou 2008 com crescimento nominal de 9,27% em rela&...

Veja mais
Ricardo Eletro abrirá mais 48 lojas este ano em aporte de R$ 34 mi

A quarta maior cadeia de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis do País, a Ricardo Eletro, de...

Veja mais
Tendência estrangeira entra no escopo do varejo nacional

Para se adequar à nova realidade econômica, com a perspectiva de um arrefecimento no consumo devido ao maio...

Veja mais
Carrefour abre loja amanhã na capital gaucha

O grupo francês Carrefour abre ao público amanhã, às 7h, a terceira loja na Capital e a oitav...

Veja mais
Linha de sorvetes Yoki apresenta novos sabores

Verão é tempo de festa, praia, férias e muito sol. Nada como algo bem saboroso e refrescante para a...

Veja mais
A hora da verdadeira parceria

Encarar a crise, revendo prioridades, refazendo o planejamento estratégico, empregando com mais assertividade os ...

Veja mais
141 cria agência virtual de olho em pequenos clientes regionais

Imagine a seguinte cena: uma determinada empresa localizada em Recife, por exemplo, deseja contar com uma campanha publi...

Veja mais
Panasonic lançará aparelho mais fino

A Panasonic anunciou ontem que vai lançar em abril no Japão televisores de plasma que são 25% mais ...

Veja mais