Apesar da desaceleração da economia nos últimos meses e das projeções pouco animadoras dos analistas para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, o Carrefour decidiu preservar os planos de expansão para brigar pela permanência no topo do setor supermercadista no país. Ontem, na véspera da abertura da oitava loja no Rio Grande do Sul e terceira em Porto Alegre, o diretor de divisão Centro-Sul da empresa, Laurent Bendavid, confirmou investimentos de mais de R$ 1 bilhão em 70 novas unidades no Brasil neste ano. Para 2010, a previsão é manter o mesmo ritmo de inaugurações com o aporte de mais R$ 1 bilhão, informou.
Segundo o executivo, o Carrefour ainda não sentiu impactos da crise nas vendas e confia que não haverá retração do PIB brasileiro. "O Brasil vai crescer acima da média (mundial)", afirmou. A expansão programada para o ano pode incluir aquisições, como ocorreu com a incorporação do Atacadão em maio de 2007, e a empresa espera uma alta de "dois dígitos" na receita obtida no país, disse o diretor. Ele atribui a expectativa favorável ao "equilíbrio" das vendas entre produtos alimentícios e não alimentícios. Em 2008, conforme dados preliminares já divulgados, a companhia teve faturamento de ? 8,4 bilhões no Brasil, com crescimento de 25,8% sobre 2007.
Bendavid não detalhou a distribuição geográfica das novas lojas previstas para este ano, que levarão à contratação de mais 4 mil funcionários no país (além dos 62 mil atuais), mas a expansão deverá incluir todas as operações da rede (hipermercados, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%).
De 2006 a 2008, a empresa investiu R$ 3 bilhões no Brasil, onde tem hoje 770 unidades, lembrou o executivo. De acordo com ele, o projeto para a loja virtual na internet está "maduro", mas ainda não há data definida para o lançamento do novo serviço.
No Rio Grande do Sul, onde chegou em 1980 com a primeira unidade em Porto Alegre e mantém apenas operações de hipermercado e um Atacadão, inaugurado no fim de 2008, o Carrefour fica em terceiro lugar no ranking do setor, conforme estimativas da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
À frente do Carrefour estão o Wal-Mart, com 95 lojas das bandeiras BIG, Nacional e Maxxi, e o grupo local Zaffari, com 27 supermercados e hipermercados no Estado. No total o Wal-Mart tem 345 lojas no Brasil e prevê investimentos de R$ 1,6 bilhão a R$ 1,8 bilhão na abertura de 80 a 90 unidades no país em 2009.
Bendavid afirmou que é "possível" a introdução, no Estado, das outras bandeiras operadas pela rede. A loja que será aberta hoje ao público, na zona norte da cidade, emprega 400 pessoas e fica em frente a um hipermercado BIG, mas a empresa está preparada para a "guerra" contra um dos seus maiores concorrentes, disse o diretor regional Jairo Fagundes Silveira. Segundo ele, as armas principais da empresa serão os preços mais baixos, os prazos de até 15 meses sem juros no cartão próprio para pagamento de eletroeletrônicos e um volume importante de produtos locais, que já respondem por 11% das vendas no Rio Grande do Sul.
A expectativa é receber na nova unidade gaúcha um público equivalente a 120 mil pessoas por mês, informou.
Veículo: Valor Econômico