A Unilever prometeu a investidores que cortes adicionais de custos e produtos novos e mais baratos vão ajudá-la a aumentar o lucro, mesmo com consumidores reticentes.
A promessa se mantém mesmo com o menor consumo levando seu crescimento de vendas no terceiro trimestre para o patamar mais fraco em cinco anos. Problemas persistentes na Europa e uma desaceleração dos mercados emergentes, onde a Unilever gera mais de metade de suas vendas, pesaram sobre o desempenho da companhia.
Para crescer, a Unilever está introduzindo produtos mais baratos e também dando mais ênfase à marca local Arisco, no Brasil.
Os mercados emergentes, vitais para a Unilever, sofreram nos últimos meses, com o Brasil escorregando para uma recessão, a China enfrentando forte desaceleração e a Rússia lidando com sanções ocidentais pela crise na Ucrânia.
Na China, a queda de vendas no terceiro trimestre foi de 20%. Na América Latina, a receita cresceu 12,4% no mesmo período, somando 2 bilhões de euros de um total de 3,81 bilhões da região das Américas. Em volume, as vendas latinas subiram 2,4% ante expansão de 1,7% na América do Norte.
No geral, a companhia teve alta de 2,1% das vendas no terceiro trimestre. O volume de vendas, medido pela quantidade de produtos, subiu apenas 0,3% no trimestre. "Estamos respondendo a esse ambiente de menor crescimento com o reforço no nosso programa de economias", disse o vice-presidente financeiro da Unilever, Jean-Marc Huet. /Reuters
Veículo: DCI