A fabricante gaúcha de utilidades domésticas espera dobrar sua produção de panelas, para incrementar os negócios com países da América do Sul e África
O Grupo Brinox, fabricante gaúcho de utilidades domésticas, deve investir mais R$ 30 milhões no ano que vem para dobrar sua produção mensal de panelas, visando a entrada em novos mercados nacionais e estrangeiros.
"A exportação está no centro de nosso crescimento em 2015. Hoje estamos com presença em 20 países, como Espanha, França e Canadá, mas o negócio ainda é tímido. Nossa meta é que este mercado represente entre 15% e 20% para o negócio no próximo ano", revelou ao DCI, o presidente do grupo, Christian Hartenstein, que sinaliza negociações com países da América do Sul e África. Além de panelas, a empresa produz itens para copa, banheiro, lavanderia e decoração.
Com expansão anunciada em 2011, após a aquisição da Coza - transação de R$ 35 milhões -, o grupo conta com quatro mil itens em seu catálogo de produtos com destaque para o segmento de panelas e baixelas, que atinge 25% dos negócios da companhia. A empresa também investiu R$ 30 milhões em uma nova fábrica, em Caxias do Sul (RS), inaugurada em setembro.
Desde 2011 a empresa mantém ritmo de ascensão, prevendo faturar R$ 290 milhões em 2014 - quase o dobro da cifra registrada no começo desse ciclo. A meta para o próximo ano é faturar 25% mais em relação ao estimado para 2014.
Hartenstein conta que as metas fazem parte do projeto de cinco anos, com investimentos de R$ 150 milhões.
"Trabalhamos com um planejamento, onde repassamos recursos para nossa indústria, aperfeiçoamos nossa produção, investimentos em sistema de gestão e tecnologia", diz.
Perspectiva
Ele observa que, ao contrário de outros segmentos, este foi um ano positivo para a Brinox. "Em 2014 muitos falaram de crise, mas fizemos o investimento em nossa fábrica e agora temos a produção de nossas panelas em território nacional. Com o investimento na fábrica incorporamos a produção própria e atingimos meio milhão de peças produzidas ao mês. Agora, entramos com a produção de uma linha premium, com panelas gourmet", acrescenta o executivo.
O presidente da Brinox conclui que a expansão do negócios está baseada na competitividade, apresentação de novos produtos e inovação.
Veículo: DCI