Índice CEAGESP sobre 3,34% em outubro

Leia em 2min 20s

Em outubro, o Índice de preços da CEAGESP registrou alta de 3,34%. Esta foi a terceira elevação mensal consecutiva. No ano, o indicador acumula alta de 5,63% e, nos últimos 12 meses, elevação de 7,94%.

 

Além da forte estiagem vivenciada nos últimos meses em praticamente toda a região sudeste, notadamente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, problemas no abastecimento de água dificultam a irrigação e prejudicam o desenvolvimento e a produção de algumas culturas. Aspectos sazonais como a entressafra de limão e maracujá também prejudicaram a oferta.


Com a demanda aquecida no último bimestre do ano, a expectativa é de mais elevações. As frutas devem continuar em alta em razão da maior procura neste período do ano, assim como o setor de verduras, que não se recuperou totalmente e registra preços bastante próximos ao custo, mesmo com as elevações de outubro.

O início do período de chuvas em conjunto com as altas temperaturas também deve prejudicar a produção de legumes e verduras. Assim, a previsão para os próximos meses é de elevação dos preços praticados em praticamente todos os setores.

Em outubro, o setor de frutas subiu 4,18%. As principais altas foram do limão Taiti (64,7%), carambola (57,5%), maracujá doce (42,1%), figo (33,6%) e maracujá azedo (29,9%). As principais quedas foram da manga Tommy (-35,9%), melancia (-32,7%), acerola (-32,6%), laranja pêra (-11,4%) e morango (-6,3%).

O setor de legumes registrou elevação de 1%. Principais altas: Inhame (23,7%), pepino japonês (21,5%), berinjela (12,7%), chuchu (12,15). Principais quedas: Pimentão vermelho (-22,4%), abobrinha italiana (-16,9%), pepino caipira (-13,5%), vagem macarrão (-13,7%).


O setor de verduras apresentou alta de 13,03%. As principais elevações foram do coentro (54,5%), nabo (44,3%), rúcula (43,35), brócolis ninja (33,8%) e alface americana (25,95). Não houve quedas significativas no setor.

O setor de diversos caiu 2,81%. As principais baixas foram da cebola nacional (-19,3%), canjica (-8,7%), coco seco (5,5%), ovos brancos (5,2%) e ovos vermelhos (-4,6%). As elevações foram da batata lisa (15,2%) e batata comum (8,5%).


O setor de pescados caiu 0,95%. As principais quedas foram da espada (-19,2%), namorado (-13,1%), cação (12,8%) e anchovas (-8,2%). As principais altas foram da lula (13,4%), abrotea (10,8%) e tainha (7,8%).




Índice CEAGESP

Primeiro balizador de preços de alimentos frescos no mercado, o Índice CEAGESP é um indicador de variação de preços no atacado de Frutas, Legumes, Verduras, Pescado e Diversos. Divulgados mensalmente, os 150 itens da cesta foram escolhidos pela importância dentro de cada setor e ponderados de acordo com a sua representatividade. O Índice foi lançado em 2009 pela CEAGESP, que é referência nacional em abastecimento.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do CEAGESP


Veja também

Faturamento do atacado recua 2,38% em setembro

Levantamento mostra ritmo menor de queda; ABAD, ABRAS e CNDL preparam documento que será entregue à presid...

Veja mais
Cresce intenção de compra de celulares

Inovações tecnológicas e promoções fazem dos televisores e smartphones os eletrô...

Veja mais
Brinox vai investir R$ 30 mi em 2015

A fabricante gaúcha de utilidades domésticas espera dobrar sua produção de panelas, para inc...

Veja mais
Cantor de Rap será garoto-propaganda de cachaça mineira

O famoso rapper americano Snopp Dogg é o novo embaixador de uma cachaça brasileira. Sim, uma parceria um t...

Veja mais
Pecuaristas já recebem menos pelo leite

Estoques elevados nos laticínios, consumo estagnado e oferta em alta puxaram os preços para baixo em Minas...

Veja mais
Produtos de padaria sobem acima da inflação oficial

Pão sovado, doce e de sal, além do leite estão mais caros nos estabelecimentos de Belo Horizonte &...

Veja mais
Pague Menos toma de seu próprio veneno

"Eu estou tomando do meu próprio veneno", diz Deusmar Queirós, 67 anos, fundador da segunda maior rede de ...

Veja mais
Manteiga Aviação voa mais alto

A Laticínio Gonçalves Salles, mais conhecida por sua marca de manteiga, cresce ao ritmo de dois díg...

Veja mais
Samsung inova e lança TV de 105 polegadas no mercado brasileiro

Para trazer ao mercado brasileiro a experiência de compra de uma tela de cinema, a sul coreana Samsung anunciou o ...

Veja mais