A Invista, fabricante do fio Lycra, realizou mudanças na área de produção e no plano de marketing no país, como parte da estratégia global de expansão em mercados emergentes nos próximos anos. A empresa, com sede nos Estados Unidos, colocou em operação uma nova fábrica em Paulínia (SP), fruto de um investimento de US$ 100 milhões, passando a concentrar a produção em três fábricas localizadas no mesmo complexo industrial. Em outubro, a Invista vendeu a unidade fabril que possuía em Americana (SP) para a fabricante israelense de nylon Nilit por uma quantia não revelada.
Com as mudanças, a Invista ampliou a capacidade de produção no país em 70%. "O Brasil funciona como uma ilha, praticamente toda a produção é vendida localmente", disse Andrea Martins, diretora de marketing da Invista. A maior parte do volume extra de produção será destinado ao mercado brasileiro. Uma pequena parcela será voltada a exportações para Argentina, Colômbia, Venezuela e México.
De acordo com a executiva, as vendas no Brasil crescem em torno de 8% ao ano. Para 2015, a previsão é manter o ritmo de expansão. Esse crescimento supera o desempenho do varejo de moda apresentado neste ano. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado de janeiro a outubro, o varejo de tecidos, vestuário e calçados acumula queda de 0,9%. A previsão para o setor feita pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) é de um incremento de 1,5% a 2% no ano todo de 2014.
O avanço acima da média é explicado pelo aumento da demanda por tecidos mais maleáveis, sobretudo no segmento de jeans. Andrea disse que a demanda por elastano é crescente e ganhou espaço recentemente no segmento de jeans masculinos. A executiva também observou um aumento da procura por parte das confecções de camisaria e fabricantes de linhas para noite e infantis.
A Invista mudou a composição do fio de elastano (Lycra), de forma que a empresa passou a colocar 40% mais de fio nas bobinas vendidas às indústrias têxteis. A mudança trouxe economia de custos para as fabricantes e ajudou a aumentar as vendas, segundo a executiva.
Para o ano de 2015, a Invista planeja ampliar as vendas a partir do desenvolvimento de uma campanha para conectar a marca Lycra aos consumidores. A companhia fez mudanças na etiqueta e fez acordos com as empresas clientes para incluir, nas peças fabricadas, a etiqueta informando que o produto possui elastano Lycra. A empresa também inaugurou recentemente o shopping virtual Lycra Shop, sediado na Dafiti. A loja possui itens de mais de 200 marcas de moda praia, lingerie, moda masculina, feminina e infantil.
A Invista é uma subsidiária do grupo americano Koch Industries. O grupo de capital fechado emprega 100 mil pessoas no mundo e atingiu em 2013 receita global de US$ 115 bilhões. Por ano, a Koch Industries investe US$ 40 milhões em marketing, sendo que o Brasil foi o país que recebeu o maior volume de aportes neste ano, segundo a companhia. O valor investido no país, no entanto, é mantido em sigilo.
Veículo: Valor Econômico