Apesar da Copa do Mundo, que concentrou investimento em alguns veículos de comunicação, o mercado publicitário brasileiro conseguiu registrar expansão total de quase 10% no acumulado deste ano, até setembro, acima, portanto da inflação do período. Perderam investimentos neste ano, em relação a 2013, a internet, os jornais e as revistas, segundo dados publicados ontem pelo Projeto Inter-Meios, iniciativa do jornal "Meio & Mensagem". Segundo o levantamento, o mercado publicitário brasileiro registrou de janeiro a setembro, valor de investimento em mídia de R$ 24,91 bilhões, 9,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2013.
Ao se descontar a inflação do período medida pelo IPCA do IBGE, a alta real atinge 5,1%. Historicamente, as tabelas de reajustes de alguns veículos têm superado a inflação anual medida pelo IPCA, portanto, o aumento real pode ser menor.
No período analisado, a TV por assinatura conseguiu ampliar em 34,9% o montante investido na comparação com o intervalo de janeiro a setembro de 2013. Em mídia exterior, a expansão foi de 27,8%. Em relação à TV aberta, o aumento foi de 14%, em cinema, 7,7% e em rádio, 5,6%. Entre os meios com retração no de janeiro a setembro estão guias e listas (-34,3%), revista (-15,3%), jornal (-9,2%) e internet (-7%).
Veículo: Valor Econômico