Bijuteria/perfumaria e celular vêm em seguida.
Pesquisa foi feita em todas as regiões brasileiras.
Do G1, em São Paulo
As roupas e calçados são os preferidos de 74,4% dos consumidores brasileiros que vão presentear neste fim de ano. No ano passado, eram 77,3%. O levantamento é da Associação Comercial de São Paulo e Instituto Ipsos. Dos 74,4% de consumidores que comprarão roupas ou calçados, 74% disseram que o farão à vista e 26% a prazo.
Segundo Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), menos gente vai presentear em 2014 porque mesmo nesta época do ano o consumidor prefere manter a cautela. “O aumento da moeda americana é um dos fatores que influencia na decisão dos brasileiros, já que boa parte dos produtos vêm do exterior e eles são negociados em dólar. É uma resposta [do consumidor] aos altos preços no mercado”, diz.
O segundo colocado na lista de presentes preferidos dos entrevistados são bijuterias/produtos de perfumaria, com 11,5% das intenções de compra – em 2013, eram 16%. Celulares e smartphones aparecem em seguida com 10,3% da preferência, ante 8% em 2013.
Não saem da lista os tradicionais CDs, com 6,4% da preferência (há um ano eram 9,3%).
Os televisores aparecem com 5,1% das intenções, enquanto no ano passado era de 6,7% - nesse caso, a preferência pelo meio de pagamento será a prazo (71%).
Já 3,8% dos consumidores disseram que estão mais à vontade para dar de presente geladeiras, mesmo percentual dos que pretendem comprar livros. A preferência pelo pagamento da geladeira é a prazo.
Brinquedos e fogão vêm em seguida, com 2,6%.
Quem não apareceu na lista do ano passado e, neste ano, aparece com 1,3% das respostas é a linha de móveis. Saiu da lista o computador, que representava 1,3%.
A pesquisa é baseada em mil entrevistas domiciliares feitas em todas as regiões brasileiras.