Inflação pressiona produção de fumo

Leia em 1min 30s

Os custos de produção das indústrias de fumo e de papel e celulose subiram 2,90% e 2,33%, respectivamente, liderando a alta do Índice de Preços ao Produtor (IPP) de outubro para novembro de 2014

 



Embora representem as maiores altas no período, esses setores não têm grande influência sobre o IPP geral, que subiu 1,16% em novembro, na mesma comparação. Juntos, os setores de alimentos (0,29 p.p.), refino de petróleo e produtos de álcool (0,20 p.p.), veículos automotores (0,12 p.p.) e metalurgia (0,11 p.p.), compõem a maior parte do IPP, enquanto os demais setores correspondem a 0,45 ponto percentual do indicador geral, explica o técnico Cristiano Santos, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga o índice mensalmente.

As únicas atividades industriais que registraram queda nos custos de produção, em novembro na comparação com outubro, foram a de impressão (-2,98%) e farmacêutica (-0,33%). Mesmo na comparação com novembro 2013, os dois setores seguem registrando redução nos custos, com queda mais acentuada na indústria de impressão (- 5,78%) e menos no setor farmacêutico (-0,19%).

Difusão

"É interessante notar que entre as 23 atividades analisadas, 20 tiveram aumento, isso indica uma dispersão maior da alta de preços em toda a cadeia", afirma Santos. Segundo ele, não é possível atribuir razões específicas ao movimento de alta nos preços, pois cada setor foi impactado por fatores distintos no período, mas ele confirma a disparada nos preços com a tendência generalizada de reajustes.

No acumulado de 2014, o IPP avançou 3,94%, com o setor de metalurgia (10,48%) liderando com a maior alta nos preços e, no sentido contrário, impressão (-4,28%) mantém as maiores retrações do índice. Outro fator que influenciou o aumento do IPP no período foi a valorização do dólar nos últimos meses, que impactou mais significativamente os setores ligados a commodities, como fumo, papel e celulose, destacou o técnico do IBGE.




Veículo: DCI


Veja também

Cenário pouco favorável para o milho

Com estoques altos e concorrência com o cereal americano, tendência é de preços estávei...

Veja mais
Atraso de pagamento prejudica os produtores de leite no Estado

Mais de mil agricultores familiares que forneciam leite para a indústria Santa Rita Laticínios, de Estrela...

Veja mais
Olimpíada vira desafio para área de marketing Publicidade

A expectativa é que o sucesso da Copa do Mundo atraia novos investidores para o segmento em 2016. Nos últi...

Veja mais
Na mira da 3G, PepsiCo e Campbell sobem na bolsa

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Ponto quântico cria linha intermediária de TV 4K

...

Veja mais
Loja precisa vender o que o cliente não quer

    Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Um novo fôlego para os anúncios impressos

    Veículo: Brasil Econômico  ...

Veja mais
Rede de supermercados disponibiliza 382 vagas de emprego

Há vagas para operador de caixa, repositor, ajudante de açougueiro, entre outras   O Serviço...

Veja mais
Receita com exportações de café cresce 32%

Faturamento obtido com embarques do grão em Minas somou US$ 4,11 bilhões em 2014   O faturamento ob...

Veja mais