A China importou 264,5 mil toneladas de algodão em dezembro, queda de 57% na comparação anual, enquanto as importações do ano inteiro caíram 47% para 2,4 milhões de toneladas, o menor volume em cinco anos.
O volume anual é o mais baixo desde 2009, quando as compras externas chegaram a 1,5 milhões de toneladas. Um programa de recomposição de estoques governamentais entre 2011 e 2013 elevaram os preços domésticos bem acima das cotações internacionais, provocando exportações que ultrapassaram cinco milhões de toneladas em 2012. No entanto, uma mudança na política de compras do governo pressionou os preços domésticos, reduzindo o prêmio sobre os contratos futuros de Nova York e diminuindo o incentivo para importações.
Preços
A demanda por algodão no maior consumidor mundial da fibra, a China, é um importante fator de composição dos preços globais, que seguem em patamares baixos. Para o produtor brasileiro a situação é mais complicada, visto que as exportações ainda remuneram melhor que as vendas internas. /Agências
Veículo: DCI