Nova ferramenta se consolida no mercado sobralense, expandindo empreendedorismo no setor de mídias
Sobral. Empresários investem em novos tipos de mídias no início do ano. Em 2015, o destaque fica para o marketing digital, cuja procura triplicou em comparação ao ano anterior, principalmente pela relação custo benefício e eficiência, apresentando uma velocidade de retorno maior do que as demais mídias.
Em meio às mudanças crescentes de governo, crescimento de inflação e até mesmo a temporada de volta às aulas, os consumidores se encontram cautelosos na hora de realizar qualquer compra. Além da cautela, os clientes exigem e pesquisam preço, qualidade e referências de produtos e serviços, assim como a necessidade de se identificar com uma marca ou consultor.
Eficácia
De acordo com a consultora publicitária Roxane Plácido, um dos métodos mais eficazes para esses objetivos é o Marketing Digital, que direciona o consumidor para o tipo de produto e serviço que ele busca, diferentemente de uma mídia impressa, que será entregue a qualquer tipo ou perfil de consumidor.
Por ser um meio publicitário mais barato que os demais, o marketing digital tem atraído principalmente os pequenos e médios empreendedores. "O que precisamos lembrar é que redes sociais tomam proporções altíssimas e se usadas incorretamente podem, em vez de alavancar sua empresa, manchar a imagem dela", observou.
Assim como o crescente aumento de empresas sobralenses nesse meio, o aumento de profissionais que se dizem especialistas em marketing digital também cresceu. "Tem sido comum, infelizmente, chegar um cliente para mim e dizer que contratou um serviço de marketing e nada foi cumprido e alguns até mancharam a imagem da empresa com publicações com imagens feias e erros ortográficos", ressalta a consultora.
Para esses, a dica é procurar profissionais com experiência na área e que possam apresentar seus trabalhos que devem ter como base planejamento, criação de peças publicitárias, mensuração dos dados estáticos, assim como monitoramento dos canais.
Um foco bastante crescente em Sobral é de médicos que têm sentido a necessidade desse meio de comunicação com seus pacientes, como é o caso da nutricionista Ismenya Linhares, da clínica geral Tárcilla Pinto. Ela afirmou, ainda, a importância de um atendimento mais pessoal com o paciente, além da responsabilidade social que se torna mais fácil de ser trabalhada com o ajuda desse meio. "Hoje ser nutricionista vai além realizar consulta e fazer dieta. É preciso ter uma responsabilidade a mais e procurar informar a população e nossos pacientes diariamente.
A rede social veio para nos aproximar e permitir que mais facilmente possamos levar saúde por meio de dicas e receitas para uma vida mais saudável das pessoas. Esse foi o principal motivo que me levou a investir nesse canal e o retorno é impressionante. As pessoas são altamente conectadas, elas interagem mesmo, mandam fotos seguindo as dicas, é muito gratificante", afirmou.
Profissionalização
Lojas de moda como Apologia, Cher Man tem investido cada vez mais em fotografias profissionais com modelos sobralenses e fotos dos seus produtos em pontos turísticos da cidade, valorizando, assim, a cidade e levando a uma aproximação maior com seus clientes.
Restaurantes como o Vila Martins também já investem nessa ferramenta. Segundo os dados da assessoria do estabelecimento, após o início da profissionalização em redes sociais, o local obteve recordes em check in e feedbacks em avaliações dos clientes ao espaço e produtos. Empresas como Tecnotbook, Tim Sobral, Cícera Arruda Ambientes estão aumentando investimentos nessas ferramentas para divulgar seus serviços e, principalmente, informar aos seus seguidores várias dicas e "receitas" para terem maior durabilidade dos seus produtos, além de oferecer e dicas de uso.
Mais informações:
Roxane Plácido Consultoria Marketing Digital e Criação de Site Telefone: (88) 9707 .8000 alecom@roxaneplacido.com.br
Veículo: Diário do Nordeste