Laboratórios farmacêuticos têm alta de 11,4% no faturamento em 2014

Leia em 1min 10s

Os fabricantes de medicamentos registraram um crescimento de 11,4% na venda direta para as redes de farmácias do país no ano passado, indica levantamento da consultoria IMS Health

 



O faturamento das companhias do setor atingiu R$ 41,8 bilhões ante os R$ 37,5 bilhões obtidos em 2013. O presidente da Interfarma (que reúne laboratórios multinacionais), Antônio Britto, porém, reclama que, apesar de o desempenho do mercado se manter acima dos dois dígitos há três anos, as altas não passam dos 11%.

"Se não fossem os problemas econômicos, o avanço seria ainda maior", diz. "Os medicamentos mais caros e complexos não têm chegado à maior parte da população. A renda caiu e o governo não tem dado conta dessa demanda. Isso freia a perspectiva de crescimento." A participação no mercado do remédio de referência (os medicamentos de marca) perdeu um ponto percentual ante 2013 e ficou em 39%. Em 2010, ele representava 44%.

Nos últimos quatro anos, os similares (cópias aproximadas dos medicamentos de referência, podem ter tamanhos ou formas diferentes) foram os que ganharam mais espaço: de 42% para 48%. Os genéricos (clones perfeitos dos remédios de marca) ficaram com 13% em 2014, segundo a Interfarma.

O número de doses comercializadas também cresceu em 2014, alta de 8,4% na comparação com os R$ 114,9 bilhões faturados em 2013.



Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Clima no Brasil põe produtor de soja em alerta

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Clientes viram detetives para avaliar desempenho de funcionários

Empresas de diversos ramos contratam cada vez mais consumidores ocultos para avaliar o desempenho dos funcionário...

Veja mais
Verão é o "Natal" de quem trabalha com alimentos mais frescos

Falta de chuvas também ajuda a aumentar as vendas   Para tentar amenizar o calor deste verão, consi...

Veja mais
Varejo: Empresários de Minas vão a Brasília discutir as últimas medidas

Preocupação é com a redução do poder de compra dos consumidores   O pacote de ...

Veja mais
Falta de água preocupa comércio e indústria paulista

Situação pode resultar em aumentos no preço final de mercadorias e serviços   A crise...

Veja mais
Indicador sugere que consumidor acredita mais no controle da inflação

O resultado de janeiro do Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores, anunciado nesta sexta-feira ...

Veja mais
Cupons e distribuição de dinheiro ajudam lojas a fazer liquidações

Ainda pouco conhecidas no Brasil, plataformas cobram comissões pelas vendas efetuadas. Sites que migraram das com...

Veja mais
CNI: 69,3% das empresas pretendem investir em 2015

Apesar das sinalizações de austeridade fiscal emitidas pelo governo federal para estimular a economia, o e...

Veja mais
Mais consumista, idoso quer produtos e serviços sob medida

Oportunidade. Os brasileiros acima de 60 anos gastam mais com o que desejam ter ou fazer do que com o básico, o q...

Veja mais