Verão é o "Natal" de quem trabalha com alimentos mais frescos

Leia em 3min 40s

Falta de chuvas também ajuda a aumentar as vendas

 



Para tentar amenizar o calor deste verão, considerado um dos mais quentes e secos dos últimos tempos, a solução é recorrer aos sorvetes, sucos, saladas, açaís e sanduíches naturais. Com isso, os estabelecimentos especializados em alimentos típicos da estação mais quente do ano comemoram o aumento da demanda e, ao contrário da maioria, torcem para que as temperaturas amenas ainda demorem um pouco mais para chegar.

A Sorvete Salada, com unidades espalhadas por toda a capital mineira, registra até agora alta de 12% no movimento neste janeiro frente a idêntico período de 2014. Na comparação com dezembro, a variação positiva é ainda mais expressiva, de 45%. A fim de atrair o consumidor, a empresa acrescentou novidades ao cardápio, entre elas uma nova linha de milk shakes e um picolé inspirado na tradicional sobremesa petit gateau.

O bom desempenho motiva a diretora, Raquel Bravo, a traçar perspectivas mais otimistas para 2015. "O último semestre não foi muito positivo, mas o mercado de sorvetes depende muito das temperaturas elevadas. Então, mesmo se a economia não decolar, as vendas devem permanecer em alta enquanto continuar quente", avalia.

Na sorveteria Frutos de Goiás, com duas unidades na região Nordeste de Belo Horizonte, o fluxo de clientes cresceu 30% em dezembro e janeiro sobre o bimestre imediatamente anterior. O sucesso impulsiona a marca, que chegou na cidade no início do ano passado, a expandir sua presença. Na próxima semana mais um quiosque, especializado somente em picolés, será inaugurado dentro do Minas Clube I, no bairro de Lourdes (região Centro-Sul).

As vendas diárias na Is Frozen, com unidades nos shoppings Boulevard e Pátio Savassi, cresceram cerca de 40%. "Agora eu consigo vender durante a semana uma média que, normalmente, eu atingia apenas aos sábado e domingos. Há muito tempo não se via um verão com tanta capacidade de alavancar as vendas", declara com entusiasmo a proprietária, Luíza Leite.

O calor favorece a expansão dos negócios da marca mineira para outros locais onde também são registradas altas temperaturas. Conforme a empresária, em breve quatro franquias serão inauguradas, sendo duas delas em São Paulo e as demais em Goiânia e Maricá, município do interior do Estado do Rio de Janeiro.


Restaurantes - Os restaurantes que apostam em uma culinária mais leve, ou seja, com mais opções de saladas e sucos, chegam a ter fila na porta no horário de almoço e no fim da tarde. Nas duas unidades do Néctar da Serra, na Savassi e no bairro Mangabeiras (região Centro-Sul), o fluxo de clientes aumentou 25% sobre janeiro de 2014. Para a proprietária, Júnia Quick, o maior responsável pelo índice é a escassez de chuvas. "O desempenho durante o verão é um incógnita, pois quando chove muito o aumento do movimento não é tão significativo", pondera.

Para atender à demanda, foram contratados 12 profissionais em cada unidade. O bom desempenho da empresa, há 21 anos no mercado, motiva a abertura de uma nova filial, que possivelmente será inaugurada no fim de 2015. "Temos investidores interessados e, provavelmente, vamos expandir por meio das franquias", comenta Júnia Quick.

No Projeto Sabor, no bairro São Bento, o movimento cresceu cerca de 30%. Conforme a gerente, Kátia Távora, o cardápio atende às necessidades de quem aproveita o verão para ficar mais saudável e entrar em forma. "Temos sucos antioxidantes, tapiocas, omeletes. Praticamente todo o nosso cardápio está focado no verão, então quando o inverno chega é que precisamos pensar em criar novidades", diz.

A empresária paranaense Renata Cochoa aproveitou a estação para trazer para Belo Horizonte a Suco Bagaço, estabelecimento especializado em sucos, vitaminas, sanduíches naturais e açaís, que será inaugurado na próxima semana dentro do Minas Shopping, na região Nordeste. "Percebi que há uma carência de opções mais saudáveis dentro dos shoppings da cidade e, ao mesmo tempo, as pessoas estão tentando levar uma vida mais saudável, comendo melhor e se exercitando mais", argumenta.

Na última semana, ela também abriu, no mesmo centro de compras, a primeira franquia do Café Feirante, restaurante variado mas que também conta com uma linha saudável exclusiva em seu cardápio. Renata observa que, embora a demanda seja bastante variada, os itens mais naturais são os mais procurados pela manhã.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Laboratórios farmacêuticos têm alta de 11,4% no faturamento em 2014

Os fabricantes de medicamentos registraram um crescimento de 11,4% na venda direta para as redes de farmácias do ...

Veja mais
Clientes viram detetives para avaliar desempenho de funcionários

Empresas de diversos ramos contratam cada vez mais consumidores ocultos para avaliar o desempenho dos funcionário...

Veja mais
Varejo: Empresários de Minas vão a Brasília discutir as últimas medidas

Preocupação é com a redução do poder de compra dos consumidores   O pacote de ...

Veja mais
Falta de água preocupa comércio e indústria paulista

Situação pode resultar em aumentos no preço final de mercadorias e serviços   A crise...

Veja mais
Indicador sugere que consumidor acredita mais no controle da inflação

O resultado de janeiro do Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores, anunciado nesta sexta-feira ...

Veja mais
Cupons e distribuição de dinheiro ajudam lojas a fazer liquidações

Ainda pouco conhecidas no Brasil, plataformas cobram comissões pelas vendas efetuadas. Sites que migraram das com...

Veja mais
CNI: 69,3% das empresas pretendem investir em 2015

Apesar das sinalizações de austeridade fiscal emitidas pelo governo federal para estimular a economia, o e...

Veja mais
Mais consumista, idoso quer produtos e serviços sob medida

Oportunidade. Os brasileiros acima de 60 anos gastam mais com o que desejam ter ou fazer do que com o básico, o q...

Veja mais
Oferta de hortigranjeiros cresce na Ceasa

Apesar da falta de chuvas em grande parte do Brasil durante os primeiros meses de 2014, a oferta de hortigranjeiros no a...

Veja mais