O diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, disse ontem que o quinto levantamento da safra 2014/15 prevê que a produção de grãos deverá ter um aumento de cerca 6,5 milhões de toneladas em relação ao período anterior, totalizando 200,008 mi/t, mesmo com a forte estiagem que assolou várias regões produtoras
Intini fez questão de reforçar que o cenário da agricultura brasileira é de tranqüilidade. "Estamos fazendo um acompanhamento permanente das questões climáticas e podemos assegurar que a produção agrícola segue dentro de um padrão de normalidadeõ, tranquilizou.
Segundo dados da Conab, a soja continua como destaque entre as culturas. Está previsto incremento na ordem de 9,8%, o que equivale a um acréscimo de 8,4 milhões de toneladas, chegando a uma produção de 94,58 milhões de toneladas.
O total de área destinada ao plantio de grãos também deve apresentar variação positiva, passando de 57,03 milhões na safra passada para 57,39 milhões de hectares. A diferença representa uma alta de 0,6%, o que equivale a um acréscimo de aproximadamente 359,9 mil hectares. Dentre os principais produtos, também se destaca a soja, com um crescimento de 4,4%, passando de 30,17 para 31,51 milhões de hectares.
IBGE - Já o IBGE estimou ontem que a safra nacional de grãos deve render 201,3 milhões de toneladas aos agricultores em 2015, o equivalente a 8,5 milhões de toneladas a mais do que a produção já recorde registrada no ano passado. Não fosse a forte estiagem que atinge o país, o montante seria ainda maior.
Veículo: Diário do Comércio - MG