A intenção de consumo das famílias brasileiras atingiu neste mês o menor nível desde janeiro de 2010, quando foi iniciada a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio)
O índice marcou 117,8 pontos, em uma escala que vai de 0 a 200 (números mais altos apontam maior intenção). Em relação a fevereiro de 2014, houve uma retração de 9,3%. Todos os sete indicadores que compõem o estudo caíram na comparação anual. A maior baixa foi registrada no que mede a propensão dos consumidores à compra de bens duráveis: 22,3%.
A queda está atrelada à taxa de juros mais alta e à inflação, que afetam o orçamento das famílias e tornam o momento atual desfavorável para a aquisição de duráveis, segundo o relatório da CNC. O elevado custo do crédito e o alto nível de endividamento, por sua vez, resultaram no recuo de 10% no indicador de compras a prazo.
As regiões do país que tiveram as maiores baixas na intenção de consumo foram Sudeste e Sul, com 11,5% e 11,2%, respectivamente. O menor impacto foi sentido no Norte: -5,7%.
A pesquisa foi feita com base em 18 mil entrevistas nos Estados e no Distrito Federal.
Veículo: Folha de S. Paulo