E-commerce prepara 'Black Friday fora de época' para março

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Plano é aproveitar Dia do Consumidor para aumentar vendas em trimestre mais fraco
Festival de descontos, que já foi testado no ano passado no comércio eletrônico, será no dia 18, uma quarta-feira

 



Lojas on-line vão tentar transformar o Dia do Consumidor numa espécie de "Black Friday fora de época" em março a fim de aumentar as vendas em um período considerado mais fraco. No dia 18, uma quarta-feira, elas devem oferecer produtos com descontos, assim como no festival original, "importado" dos EUA no início desta década e que acontece no fim de novembro.

A data foi chamada de Dia do Consumidor Brasil, em referência ao Dia Mundial do Consumidor, 15 de março. Em 2014, já houve uma espécie de teste na data. Cerca de 500 sites participaram do festival de descontos, que gerou receita de R$ 174 milhões. Neste ano, segundo a Buscapé Company, empresa que encampa a iniciativa, a expectativa é que, com a participação dos dez maiores sites de comércio eletrônico do país, a receita cresça 60%.

Rodrigo Borer, presidente da Buscapé Company, diz que a ideia é tentar convencer as pessoas a comprar mais em um período em que não há datas comemorativas (como o Dia das Mães) e as pessoas ainda estão pagando as dívidas de começo de ano. "Todo o mundo [as lojas virtuais] identificou março como um mês de baixo consumo. A ideia é estimular as vendas oferecendo uma vantagem [descontos] em uma época do ano em que geralmente isso não existe."

No primeiro trimestre de 2014, o comércio on-line faturou R$ 8,5 bilhões, o que representou 23,5% da receita do setor no ano todo, de R$ 35,8 bilhões, de acordo com dados da consultoria E-bit.

SEM 'CANIBALIZAÇÃO'

A ideia é, também, promover um dia de descontos que não "canibalize" outras datas. No caso da Black Friday, por exemplo, os sites têm vendas altas em só um dia, mas depois veem os negócios caírem bastante nas semanas anteriores ao Natal, pois as pessoas antecipam as compras.

Em 2014, a Black Friday movimentou R$ 1,16 bilhão, ou 20% do faturamento de toda a temporada de Natal (de 15 de novembro a 24 de dezembro), segundo a E-bit.



Veículo: Folha de S. Paulo


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