Batata tem a maior alta de janeiro entre os hortifrutis

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É o que informa levantamento feito pela Ceasa sobre preços em janeiro

 



No mês de janeiro, a maioria dos produtos hortifrutigranjeiros comercializados na Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) sofreu reajuste de preços, em comparação a dezembro de 2014. Também foi verificada queda na oferta de produtos. O levantamento foi feito pela própria Ceasa, por meio do acompanhamento semanal da trajetória de preço e volume de comercialização de 12 hortigranjeiros no mercado atacadista ao longo do mês de janeiro. Os produtos que apresentaram variação positiva no preço em relação a dezembro de 2014 foram a batata-inglesa, 28,77%; acompanhada da melancia, 25,51%; laranja pêra, 22,71%; e do maracujá 21,36%. No período analisado, apenas três alimentos apresentaram redução no preço: limão thaiti, -31,71%; mamão Havaí, -4,80%; e abacaxi, -4,18%.

Em se tratando de volume, todos os produtos, com exceção do limão thaiti, tiveram queda em sua comercialização no primeiro mês de 2015 em relação a dezembro de 2014. Ao contrário da lógica de mercado, oferta-procura, o abacaxi e o mamão havaí tiveram queda no volume ofertado, contudo, também houve redução no preço de ambos, o que se justifica pela baixa procura ou consumo dos alimentos, fazendo com que o atacadista baixasse o valor comercializado. Já com relação ao limão thaiti, houve um aumento de 2,61% na oferta e uma queda no preço médio em 31,71%; esta oscilação justifica-se pelo produto estar no período de safra nos municípios produtores, a maioria deles, regional.

A banana prata, batata-inglesa lavada, cebola, cenoura, laranja pêra, o maracujá, a melancia, o repolho e o tomate tiveram queda na oferta e como consequência houve o aumento no preço médio praticado no mercado. Na maioria dos casos, a diminuição da oferta deu-se pelos hortigranjeiros estarem no período de entressafra.

No caso da batata-inglesa lavada, cebola, cenoura e do repolho, a estiagem na região sudeste e o aumento no combustível, que reflete diretamente no preço final de comercialização, também contribuíram para o aumento no preço. Já com relação ao maracujá, o período de chuvas no Pará, que é o principal ofertante, influenciou na queda da oferta e no aumento do preço da fruta. A pesquisa mostra ainda que a tendência é que a alta nos preços do maracujá, da melancia, do repolho e do tomate continue nos próximos meses.



Veículo: O Liberal - PA


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