Leite no centro das prioridades

Leia em 2min 50s

Programa do Mapa, com apoio dos produtores, pretende fortalecer a assistência técnica

 



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da cadeia produtiva do leite, está formulando um programa que poderá revolucionar a produção nacional. As ideias incluem ações de fortalecimento da assistência técnica, que visam à melhoria da qualidade do leite, a capacitação dos produtores, a ampliação da produção e a erradicação da tuberculose e brucelose no país. Estes fatores são considerados primordiais para que a produção brasileira ofereça maior segurança alimentar e ganhe competitividade para que o país possa ampliar as exportações. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e, em breve, será lançado pela ministra Kátia Abreu.

A princípio, somente os cinco maiores estados produtores de leite terão acesso ao projeto. Minas Gerais é o principal produtor do país, respondendo por 27% do leite nacional, com um volume girando em torno de 9,5 bilhões ao ano. Também poderão participar pecuaristas de Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Para o diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados do Mapa, Rodrigo Sant"Anna Alvim, a iniciativa da ministra Kátia Abreu, que tem grande conhecimento da cadeia pecuária, poderá trazer benefícios positivos para Minas Gerais e demais regiões produtoras.

"A ministra está formulando o programa junto com a cadeia produtiva do leite. Precisamos de um projeto que estimule a melhoria da qualidade, da gestão e da genética. Objetivos estes que podem ser alcançados com uma assistência técnica eficiente, o que também é importante para que a produção de leite e derivados seja competitiva. A visão está absoluta correta, pois quando investimos em programas de assistência a produção se desenvolve", explicou Alvim.

Segundo os dados do Mapa, para os produtores serão ofertados cursos de capacitação e que deverão ter duração de dois anos. Técnicos da agroindústria e transportadores de leite também receberão qualificação em práticas adequadas de higiene, qualidade e segurança. Os cursos tem como objetivo aperfeiçoar o manejo do leite e, com isso, aumentar a produtividade e a renda dos produtores.

Outra ação prevista no projeto é a erradicação da tuberculose e brucelose no rebanho brasileiro. De acordo com Alvim, a presença da doença no país trava a expansão da atuação no mercado internacional. Uma das principais barreiras, por exemplo, vem da Rússia, segundo maior país importador de lácteos e que já se posicionou contrário a importar o produto brasileiro por causa das enfermidades. A estimativa do Mapa, é que as perdas diretas com a brucelose sejam de 25% na produção de leite. No caso de tuberculose, a estimativa é de 10 a 18% de queda.

"Precisamos avançar em relação aos acordos sanitários internacionais. Se não erradicarmos a tuberculose e a brucelose, por exemplo, continuaremos a enfrentar as barreiras. Atualmente o Mapa tem um programa de certificação das unidades que erradicaram as enfermidades, porém a adesão é voluntária. Além disso, quando um animal é diagnosticado com as doenças, o mesmo é abatido e o pecuarista acumula o prejuízo. Por isso, seria necessário um projeto que torne a adesão compulsória. Também é preciso criar um fundo para indenizar o pecuarista cujo animal for diagnosticado com as doenças e abatido".



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Setor de biscoitos e massas fatura 11,5% a mais em 2014

Juntas, as categorias de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados atingiram o fatur...

Veja mais
Ovos de Páscoa: marcas seguem otimistas

Mais salgado do que no ano passado, o preço dos ovos de Páscoa deve fazer com que as vendas sejam afetadas...

Veja mais
Brastemp prevê abrir 55 franquias pelo país até 2016

A Brastemp, companhia do grupo Whirlpool, prevê abrir 55 franquias pelo país até 2016 para ampliar o...

Veja mais
Busca do consumidor por alimento saudável será desafio para Kraft Heinz

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Fábrica de pão de queijo planeja ampliar produção

Sediada em Contagem, fábrica processa hoje 100 toneladas de pão de queijo por mês, em sete modalidad...

Veja mais
Paçoquita participa de feira no Reino Unido

A Santa Helena, de Ribeirão Preto, maior indústria do setor de doces e confeitos à base de amendoim...

Veja mais
Preços de ovos variam até 53,4%

O preço elevado dos produtos é um obstáculo para os consumidores, tanto no varejo físico qua...

Veja mais
Argentina pede que Brasil retome importação de maçã e pera

A Argentina pediu ontem ao governo brasileiro que retome a importação de maçã e pera interro...

Veja mais
Procon-SP: Preço de ovos e bolos de Páscoa pode variar em até 80%

Para orientar o consumidor, o Procon estadual de São Paulo fez levantamento dos preços de ovos e bolos de ...

Veja mais