A partir de hoje, as gôndolas dos supermercados estarão recheadas com guloseimas típicas; e as lojas de brinquedos, decoradas com coelhinhos de pelúcia.
O carnaval mal terminou e o varejo já se abastece com ovos de chocolate e caixas de bombom para abastecer os consumidores na proximidade da Páscoa. A partir de hoje, as gôndolas dos supermercados estarão recheadas com guloseimas típicas; e as lojas de brinquedos, decoradas com coelhinhos de pelúcia. A magia desse período serviu até de inspiração para a escola de samba Império de Casa Verde, que mostrou no sambódromo carro alegórico com fábrica de chocolate e coelhos.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a produção de chocolates (barras, bombons e tabletes) atingiu 300 mil toneladas em 2008, 2,7% mais que em 2007. O crescimento desde 2005 foi de 35%. As perspectivas para este ano saem nas próximas semanas.
No que depender da produção, os resultados serão positivos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 60 mil pessoas foram contratadas por causa da expectativa de vendas na Páscoa, número 5,87% maior do que no ano passado.
A rede de supermercados Wal-Mart já oferece amplo sortimento de ovos de chocolate, colombas, caixas de bombons e miniaturas de personagens que são sucesso no cinema. Com a antecipação das ofertas dos produtos de época, a empresa prevê crescimento de 15% nas vendas de toda a categoria ante igual período do ano passado. A explicação está na ampliação do mix de produtos exclusivos, licenciados e de marca própria, que triplicou neste ano. Personagens como Barbie, Kung-Fu Panda, Carros, Hanna Montana e Ben 10 devem atrair as crianças e alavancar as vendas do período. Já para os fanáticos por futebol, há opções em caixas de lata decoradas com o escudo dos times paulistas Corinthians, Palmeiras e São Paulo.
A Chocolândia, maior revendedora de artigos de Páscoa de São Paulo, se prepara para aumentar em 20% suas vendas neste ano em relação a 2008. Como ocorre desde 2000, a empresa vai funcionar 24 horas nos últimos dias antes da data, entre 5 de março e 7 de abril. O proprietário da loja, Osvaldo Nunes, diz que um dos motivos para tanto otimismo é o efeito calendário. "No ano passado a comemoração aconteceu em março, prejudicando um pouco as vendas. Muita gente ainda estava endividada com as parcelas das compras de Natal." Nos últimos quatro dias a Chocolândia recebeu, em média, cerca de 6 mil consumidores.
A Ofner colocará ovos de chocolate e cestas de Páscoa nas lojas e quiosques de toda a rede a partir de amanhã. De acordo com Laury Roman, gerente comercial da marca, a expectativa é aumentar em 5% a venda de chocolates em comparação ao evento de 2008.
A Kraft Foods Brasil, dona da marca Lacta, acredita que irá repetir em 2009 o desempenho da Páscoa anterior, com a venda de 21 milhões de ovos e coelhos de chocolate.
Enquanto isso a Cromus, fabricante de embalagens com 80% de participação no mercado, informou que já aumentou 30% sua produção. De acordo com o diretor comercial, Sérgio Marche, as embalagens para o período representam 35% da receita da empresa.
Veículo: Diário do Comércio - SP