Esqueça o carnaval. Já é Páscoa nos supermercados

Leia em 3min

A partir de hoje, as gôndolas dos supermercados estarão recheadas com guloseimas típicas; e as lojas de brinquedos, decoradas com coelhinhos de pelúcia.

 

O carnaval mal terminou e o varejo já se abastece com ovos de chocolate e caixas de bombom para abastecer os consumidores na proximidade da Páscoa. A partir de hoje, as gôndolas dos supermercados estarão recheadas com guloseimas típicas; e as lojas de brinquedos, decoradas com coelhinhos de pelúcia. A magia desse período serviu até de inspiração para a escola de samba Império de Casa Verde, que mostrou no sambódromo carro alegórico com fábrica de chocolate e coelhos.

 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a produção de chocolates (barras, bombons e tabletes) atingiu 300 mil toneladas em 2008, 2,7% mais que em 2007. O crescimento desde 2005 foi de 35%. As perspectivas para este ano saem nas próximas semanas.

 

No que depender da produção, os resultados serão positivos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 60 mil pessoas foram contratadas por causa da expectativa de vendas na Páscoa, número 5,87% maior do que no ano passado.

 

A rede de supermercados Wal-Mart já oferece amplo sortimento de ovos de chocolate, colombas, caixas de bombons e miniaturas de personagens que são sucesso no cinema. Com a antecipação das ofertas dos produtos de época, a empresa prevê crescimento de 15% nas vendas de toda a categoria ante igual período do ano passado. A explicação está na ampliação do mix de produtos exclusivos, licenciados e de marca própria, que triplicou neste ano. Personagens como Barbie, Kung-Fu Panda, Carros, Hanna Montana e Ben 10 devem atrair as crianças e alavancar as vendas do período. Já para os fanáticos por futebol, há opções em caixas de lata decoradas com o escudo dos times paulistas Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

 

A Chocolândia, maior revendedora de artigos de Páscoa de São Paulo, se prepara para aumentar em 20% suas vendas neste ano em relação a 2008. Como ocorre desde 2000, a empresa vai funcionar 24 horas nos últimos dias antes da data, entre 5 de março e 7 de abril. O proprietário da loja, Osvaldo Nunes, diz que um dos motivos para tanto otimismo é o efeito calendário. "No ano passado a comemoração aconteceu em março, prejudicando um pouco as vendas. Muita gente ainda estava endividada com as parcelas das compras de Natal." Nos últimos quatro dias a Chocolândia recebeu, em média, cerca de 6 mil consumidores.

 

A Ofner colocará ovos de chocolate e cestas de Páscoa nas lojas e quiosques de toda a rede a partir de amanhã. De acordo com Laury Roman, gerente comercial da marca, a expectativa é aumentar em 5% a venda de chocolates em comparação ao evento de 2008.

 

A Kraft Foods Brasil, dona da marca Lacta, acredita que irá repetir em 2009 o desempenho da Páscoa anterior, com a venda de 21 milhões de ovos e coelhos de chocolate.

 

Enquanto isso a Cromus, fabricante de embalagens com 80% de participação no mercado, informou que já aumentou 30% sua produção. De acordo com o diretor comercial, Sérgio Marche, as embalagens para o período representam 35% da receita da empresa.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Sam's Club lança sacola retornável para vinho

O Wal-Mart Brasil segue firme em sua meta de diminuir em 50% o uso de sacolas plásticas no País, até...

Veja mais
General Mills mantém aportes e prevê vender mais

A General Mills, fabricante das marcas Häagen-Dazs, Nature Valley, Forno de Minas e Frescarini, optou por manter os...

Veja mais
Venda direta "usa" crise para faturar R$ 20 bi

O setor de vendas diretas tem demonstrado fôlego na contramão da crise mundial -- que chega a lhe ser favor...

Veja mais
Pequenos tentam fazer frente aos gigantes

No mercado há 30 anos, o microempresário Enio Sonaglio viu o seu negócio patinar quando o Big Crist...

Veja mais
Presidente do Carrefour faz visita relâmpago

O sueco Lars Olofsson, novo presidente mundial do Carrefour, passou dois dias em São Paulo, na semana passada. El...

Veja mais
Carteira

O Grupo Pão de Açúcar admitiu, em janeiro, 1.400 pessoas. Para Abilio Diniz, presidente do conselho...

Veja mais
Idosos fazem mais compras com crediário

De 2006 a 2008, 28 milhões de novos consumidores passaram a comprar a prazo, segundo levantamento da ACSP (Associ...

Veja mais
Tem remédio

Com 166 farmácias, o Wal-Mart estima ter proporcionado economia de R$ 21,5 milhões a seus clientes no ano ...

Veja mais
Após 7 anos, ministério cobra dívida de senador

A Companhia Sulamericana de Brinquedos, do senador Roberto Cavalcanti Ribeiro (PRB-PB), terá que devolver à...

Veja mais