A maior feira de alimentos da América Latina, a Fispal Food Service, completa 25 anos e com um grande desafio: mostrar à indústria que continua se reinventando para manter sua posição de líder no atendimento de todo o mercado de alimentação fora do lar. A feira, que começou modesta em 1983, com 60 expositores em uma área de 5 mil m, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, por iniciativa do empresário português Ricardo dos Santos Neto, deve receber cerca de 60 mil visitantes entre os dias 15 e 18 de junho, em 35 mil m, do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento foi vendido em 2007 para a Brazil Trade Shows, empresa do fundo de investimentos DLJ South American Partners, pertencente ao Credit Suisse.
Segundo Marco Antônio Mastrandonakis, diretor-superintendente da Brazil Trade Shows (BTS), o segredo da longevidade da Fispal é a feira não ter se tornado maior que a necessidade do mercado, como aconteceu com outros eventos que sucumbiram ao tempo, como a Feira Nacional de Utilidades Domésticas (UD) e a feira da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). É com esta filosofia, que o executivo comanda seis feiras anuais em um portfólio de oito eventos e ainda prevê aumentá-lo neste ano.
"A Fispal passou por todas as crises do Brasil e construiu uma imagem de um local capaz de ajudar a resolver os problemas da indústria", conta o executivo. O que ele não gosta de comentar, no entanto, é que o evento passou por todo esse período praticamente sem concorrência, com exceção de alguns eventos regionais, que a empresa, inclusive, já tratou de combater, com a criação de uma feira no Nordeste, que neste ano vai acontecer em Salvador.
Veículo: Gazeta Mercantil