Milho brasileiro avança nos mercados de países emergentes

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No primeiro mês do ano, o Brasil entregou milho em destinos até então dominados pelo grão americano e argentino, os dois maiores exportadores respectivamente. O crescimento de 166,5% das exportações do cereal brasileiro verificado em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, foi sustentado pelas compras realizadas pelos chamados países emergentes.

 

Só os países Árabes importaram 221 mil toneladas no período, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em nenhum outro ano, o Brasil negociou milho com esses países em janeiro. O volume de um único mês foi 72% maior que aquele entregue ao longo de todo o ano de 2007 quando foram vendidas apenas 128,3 mil toneladas.

 

A receita referente à essa entrega inusitada aos árabes ficou em US$ 42,5 milhões. A Arábia Saudita foi responsável por US$ 26,1 milhões desse montante. Marrocos e os Emirados, também importaram US$ 15,6 milhões e US$ 784 mil, respectivamente. A maior parte do milho exportado partiu do Paraná e do Mato Grosso.

 

Paulo Molinari, da Safras & Mercado, explica que a preferência pelo milho brasileiro por parte dessa fatia do mercado internacional pode ser justificada pelo preço da tonelada do cereal, US$ 20 mais barata que a americana e a argentina. "Os traders daqui conseguiram manter um deságio nos primeiros negócios do ano graças aos leilões de PEP (Prêmio por Escoamento da Produção) do governo, mas eles já foram suspensos", pondera o analista.

 

Além dos países Árabes, a Malásia também se destacou no ranking de países compradores do milho brasileiro. Em janeiro de 2009, o pouco habitual comprador asiático importou 123,8 mil toneladas do cereal, 38% de todo o volume embarcado para lá ao longo de 2008 - um ano antes a Malásia nem figurava na lista de compradores do grão colhido no Brasil.

 

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) indicam que a média anual histórica de importação do país é de 2,5 milhões de toneladas. Mas este ano, essa média deve ser superada em 300 mil toneladas graças ao aumento no consumo de carne suína restaurado naquele país, estima o Usda e os players exportadores. "Já tínhamos 13% desse mercado e com o excedente que ainda nos resta devemos ampliar nossa participação", calcula Lucílio Alves, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Agrícola (Cepea).

 

A Coreia do Sul, que no ano passado foi o nono maior comprador do milho brasileiro com 319,2 mil toneladas importadas, já garantiu em 2009 199,2 mil toneladas do cereal brasileiro. Em 2007, nessa mesma época do ano, o país não tinha importado nem uma tonelada sequer. Naquele ano a Coreia foi responsável pelo consumo de mais de 660 mil toneladas do grão de origem brasileira.

 

De acordo com análise do pesquisador do Cepea, o estoque enxuto de trigo, em especial na Ásia, foi um outro fator favorável ao acesso desses importadores. "A possibilidade de acessar mercados emergentes é maior", complementa Lucílio Alves. O Irã importou outras 145 mil toneladas do milho brasileiro.

 

Mas o Brasil não precisou acessar somente mercados emergentes para garantir uma exportação recorde de 1,326 milhões de toneladas do grão em janeiro. A Colômbia foi responsável pela compra de 159,4 mil toneladas. O antigo comprador do milho argentino também veio buscar milho mais barato por aqui.

 

Contudo, essa demanda deve ser mais contida este mês, estima Molinari. "Em fevereiro o cenário já está um pouco diferente. O deságio está entre US$ 5 e US$ 10", calcula. Para o analista, os embarques de fevereiro devem ficar em torno de 800 mil toneladas. "E em março, a fila de embarque que já começou a se formar nos portos deve ser ainda menor", aposta Molinari.

 

A estimativa do analista é contraria pelos números argentinos. O governo daquele país só autorizou a exportação de seis milhões de toneladas de milho da safra atual, pelo menos por enquanto. Até o carnaval 480 mil toneladas do grão brasileiro já haviam partido rumo ao mercado externo só do porto de Paranaguá, informa Lucílio Alves.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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