Exposição antecipada é a estratégia para aumentar as vendas
A quase dois meses da Páscoa, que neste ano ocorrerá em 12 de abril, as parreiras de chocolates já estão estendidas em alguns supermercados do Estado. Diante da variedade de produtos estampados com os personagens da moda – e oferecidos com tanta antecedência –, a estratégia dos consumidores para contentar as crianças deve ser a compra de ovos menores.
– É aquele ovo pequeno e barato que os pais compram, assim que os filhos entram na loja e veem a decoração. O ovo de Páscoa mesmo eles compram mais adiante – detalha Antonio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
Com a exposição antecipada, a estimativa da Agas é de vender ao menos 12 milhões de ovos no Estado – de 5% a 10% mais do que no ano passado.
Um dos grupos que correram na frente é a rede Wal-Mart, dona das bandeiras Big e Nacional, que desde 17 de fevereiro ostenta decoração em algumas lojas. Neste ano, a exposição terá duas semanas a mais, afirma Daiane Dariva, gerente comercial da rede na Região Sul:
– Em 2008, a Páscoa foi em março e as famílias ainda estavam sufocadas com as contas da volta às aulas. Agora, em abril, o cenário será outro.
Com produção de 5 milhões de ovos para esta Páscoa, a Pietrobon & Companhia, de Tapejara, começou a fabricação em novembro, para dar conta do crescimento de 20% na produção, afirma Anacleto Pietrobon, sócio-proprietário da empresa. Segundo ele, 80% das encomendas para este ano foram de ovos de até 160 gramas.
Enquanto circulava por um supermercado de Porto Alegre, na manhã de ontem, Edimen Ramos surpreendeu-se com a decoração de Páscoa.
– Ainda bem que vim sozinha, não trouxe os netinhos. Como estou desprevenida, não poderia comprar ovos para eles agora – disse Edimen, que pretende adquirir os chocolates no final de semana para os meninos, de 10 meses, quatro anos e sete anos.
No Carnaval, o trabalho nas fábricas de chocolates da Serra era intenso. Zelia Pereira Dias Cavalli, presidente da Associação dos Chocolateiros de Gramado, composta por 12 empresas, diz que o esforço busca garantir o aumento médio de 15% nas vendas, estimado para este ano.
Veículo: Zero Hora - RS