Pão de Açúcar tem aumento de 41,6% no lucro em 2008

Leia em 1min 40s

O grupo Pão de Açúcar, um dos maiores varejistas do País, dono das marcas Extra, CompreBem e Assai, anunciou um crescimento de 21% nas vendas líquidas em 2008, na comparação com o ano anterior. A receita do grupo atingiu R$ 18,03 bilhões. O lucro líquido do grupo no ano foi de R$ 298,6 milhões, um crescimento de 41,6%. "Atingimos as nossas expectativas de resultado e estamos com caixa e capital de giro para enfrentar a crise em 2009", disse o presidente do grupo, Cláudio Galeazzi.

 

O quarto trimestre do ano passado também foi de expansão nas vendas, de 18,8%. Porém, a companhia obteve um lucro líquido menor no período. Segundo os executivos da empresa, a queda, de 9,2%, ocorreu por um ajuste do resultado, que no ano anterior teria sido inflado pelo recebimento de um crédito de imposto de renda, entre outros motivos.

 

A política de controle de despesas e redução de investimentos, reforçada no início do ano passado, "colocou à empresa à prova da crise", diz o vice-presidente administrativo e financeiro Enéas Cesar Pestana Neto. "Tivemos sorte de estarmos preparados muito mais cedo para a crise."

 

Para este ano, a empresa demonstra comedimento. Segundo Galeazzi, apesar de ter R$ 1,2 bilhão em caixa para investimentos, a aplicação dos recursos dependerá do mercado e da posição da companhia dentro dele. "Estamos com o pé no acelerador, mas para avançar dependemos do resultado dessa equação." Segundo o executivo, é pouco provável que os R$ 1,2 bilhão sejam totalmente utilizados este ano.

 

Em janeiro, a empresa anunciou a criação de um departamento para analisar possibilidades de compras. Pelo menos 15 negócios estariam na mira do grupo. Ontem, Galeazzi afirmou que não há negociações perto de serem concluídas. "Continuamos pesquisando." Sem aquisições à vista, o Pão de Açúcar pretende crescer este ano investindo em aumento de participação de mercado e infra estrutura. A rede de atacarejo Assai, voltada à baixa renda renda, também é prioridade.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Pão de Açúcar tem R$ 1,6 bi para enfrentar turbulências

O Grupo Pão de Açúcar não quer juntar-se ao coro dos descontentes que perderam dinheiro com ...

Veja mais
Produtor de trigo é contra retirada da TEC

Setor produtivo afirma que isenção da tarifa no ano passado prejudicou a comercialização da ...

Veja mais
Sudoeste se consolida como região citrícola

Números divulgados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento mostram que houve aumento na área planta...

Veja mais
Setor enfrenta consumo menor e clima desfavorável

Produtor vem recebendo preços menores pela caixa da laranja, o que[br]resulta em menor expansão dos planti...

Veja mais
Citricultor paulista diversifica produção e resiste à crise

Citros dividem espaço com outras culturas, para fazer frente a oscilações e preços e pesados...

Veja mais
Reciclagem

Óleo versátil - O descarte incorreto de óleo de cozinha pode causar graves problemas ambientais. Pa...

Veja mais
O retorno da Keds

Após cinco anos longe do mercado brasileiro, a marca que inventou o solado de borracha retorna pelas mãos ...

Veja mais
Limpeza na Unilever

Embalagem do Omo, com vendas de um milhão de unidades por dia, terá mensagem de otimismo   A Unilev...

Veja mais
Volume de café exportado cresce 12,7% em fevereiro

A exportação brasileira de café em fevereiro (18 dias úteis) alcançou 2,28 milh&otild...

Veja mais