Com a queda acentuada na demanda do consumidor nos Estados Unidos e na Europa, a Barbie fez as suas malas cor-de-rosa e se mudou para a China.
A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, ignorou cidades como Londres e Paris como o local da primeira loja dedicada ao seu brinquedo mais vendido, e escolheu um prédio de seis andares em Xangai. A loja foi inaugurada na semana passada e oferece tudo, de roupas da designer de "Sex and the City", Patricia Field, a coquetéis e tratamentos de beleza.
A Mattel está se voltando para a China para crescer depois que seu lucro no quarto trimestre caiu 46%, no pior fim de ano em quatro décadas. A nova loja será a primeira de uma cadeia global, com a expansão "agressiva" da Mattel na China e em outros países, disse o gerente-geral da marca Barbie, Richard Dickson.
"Apostamos que a nossa marca irá repercutir na China e estamos investindo pesado", disse Dickson. Ele se recusou a revelar o custo da loja, que fica no principal distrito comercial de Xangai.
Cerca de US$ 3 bilhões em produtos da marca Barbie são vendidos todos os anos. As bonecas Barbie são fabricadas na China e na Indonésia.
A empresa "está se voltando para a China para compensar o definhamento das vendas nos EUA", disse Shaun Rein, diretor administrativo do China Market Research Group. "É inteligente da parte deles aumentar o investimento aqui quando os consumidores chineses estão crescendo e os consumidores norte-americanos estão enfrentando dificuldades."
Veículo: Gazeta Mercantil